Com início das chuvas, começam os plantios de eucaliptos no MS

Publicado em 03/11/2015 08:47

Com o início do período das águas, empresas e produtores dão início ao plantio de eucalipto.  As árvores se adaptam com facilidade ao solo de Mato Grosso do Sul e isso permite que as mudas sejam plantadas até mesmo no período de seca, mas neste caso, é necessário que seja feita uma irrigação para que a floresta possa evoluir.

De acordo com o agrônomo e pesquisador da Embrapa Gado de Corte, André Dominghetti, a época mais usual para o plantio é no início das chuvas, mas as grandes empresas não param de plantar durante o ano e também na época seca. "Essas empresas e produtores que plantam em todas as épocas do ano, utilizam o gel hidroretentor que é um produto utilizado para retensão de água e também fazem uma ou duas irrigações até a hora que começar a chover", explica.

Dominghetti afirma que grande parte do maciço florestal de Mato Grosso do Sul é concentrado no eixo de Campo Grande - Três Lagoas. "Esse eixo é um solo arenoso, com baixo teor de argila, com pouca umidade, pouca matéria orgânica e perde água rapidamente. Quem não investiu em tecnologias para retensão de água como o gel, por exemplo, vai perder as mudas. O eucalipto se adapta bem em todos os solos, porém, precisa ser no período das águas, aí não precisa gastar com o gel", afirma.

Espécies - Existem mais de 600 espécies de eucaliptos além dos híbridos, sendo assim, existe uma vasta quantidade de opções para utilizar o que se adequar melhor em determinada região.

O agrônomo explica que no Estado, os investimentos na cultura é relativamente novo, e grande parte dos clones utilizados aqui, vieram dos melhoramentos genéticos desenvolvidos em Minas Gerais e São Paulo. "Hoje as empresas já começaram um programa de melhoramento genético em Mato Grosso do Sul, mas a base dos povoamentos florestais, são provenientes de outras regiões", avalia.

Os eucaliptos se adaptaram bem ao solo brasileiro, tanto que a média de produtividade no Brasil é de 40 m³ de madeira por hectare/ano. No centro de origem dele que é a Austrália, a produtividade fica em torno de 25 a 30 m³ por hectare/ano.

Leia a notícia na íntegra no site Campo Grande News.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Campo Grandes News

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário