CNA: Volumes de exportações agropecuárias aumentam, mas receita cai
Brasília (05/08/2015) – Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a balança comercial brasileira apresentou um superávit de US$ 2,4 bilhões no mês de julho de 2015. O valor é 52% superior ao resultado atingido no mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de US$ 1,6 bilhão. As exportações do mês somaram US$ 18,5 bilhões e as importações US$ 16,1 bilhão. O desempenho de alguns bens agrícolas cresceu em relação a julho de 2014.
A soja foi o produto de maior valor de exportações, somando US$ 3,9 bilhões em julho. O valor exportado se manteve inalterado, se comparado com o mesmo mês do ano passado. Já o milho em grão, apresentou um aumento de 83,8%. Para a carne suína, o crescimento foi de 18,3%, e para a celulose, 13,4%. Vale destacar a importância da China para os embarques de celulose brasileira. Os chineses são atraídos pela alta produtividade e baixo custo da produção brasileira de celulose, o que coloca o Brasil como exportador altamente competitivo.
Já no balanço dos sete primeiros meses de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado, houve aumento no volume embarcado de soja em grão, carne de frango in natura, farelo de soja e celulose. Destes, o aumento de 15,7% no volume exportado de farelo de soja, e de 9,4% no volume de exportações de celulose, como ilustra o gráfico abaixo. A quantidade de soja em grão exportada foi 7,5% maior do que no ano anterior e, para a carne de frango, 6,3%.
A balança comercial apresenta saldo positivo desde março. Para o acumulado dos primeiros sete meses do ano, o superávit acumulado foi de US$ 4,6 bilhões, ao contrário do resultado para o mesmo período no ano anterior, em que a balança registrou saldo negativo.
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC