Agência Xinhua: China diminuirá uso de fertilizante químico
A China está diminuindo o uso de fertilizantes químicos para baixar custo e aumentar a eficiência.
A partir deste ano, programas pilotos de redução de fertilizante incluirão milho cultivado no nordeste e em algumas partes do norte e centro da China, vegetais produzidos em estufas no norte da China e maçãs no noroeste e na área da Baia Bohai, disse na terça-feira He Caiwen, funcionário do Ministério da Agricultura.
Os programas fazem parte dos esforços da China para fazer com que o uso de fertilizantes chegue em seu maior nível em 2020, disse ele, notando que a fertilização excessiva é um problema que atrapalha a produção de alto valor agregado do país, como vegetais e frutas.
A aplicação de tecnologia de fertilização intensiva e o uso elevado de novos tipos de fertilizantes como o orgânico serão algumas maneiras para reduzir a fertilização química, segundo ele.
2 comentários
Presidente Lula sanciona Lei sobre os procedimentos da produção de bioinsumos
Após 2024 de desafios para a produção, 2025 vai exigir na logística e nas políticas públicas
Dívida Pública sobe 1,85% em novembro e supera R$ 7,2 trilhões
2024 complicado para o arroz com chuva, ameaça de leilão e dificuldades de infraestrutura
StoneX eleva previsão de área de algodão no Brasil em 2024/25 com revisão na Bahia
Em 2025, retomada do Fundo Federal Agropecuário é uma das prioridades do Anffa Sindical
Eduardo Lima Porto Porto Alegre - RS
Muito bom o comentário do Sr. Domingos Bueno. Já vi alguns "eco-lokos" dizendo que a "fertilização orgânica" certificada é melhor do que os "criminosos" fertilizantes químicos. Entretanto, a bosta utilizada em condições duvidosas, muitas vezes sem a devida compostagem, se torna um elemento poluídor tão agressivo como qualquer outro produto. A capacidade dos frangos de converter em peso aquilo que consomem na ração é relativamente baixa...., com isso sai nas fezes (que os "orgânicos" adoram) uma série de ingredientes que eles proibiriam escandalosamente. A China está passando por um processo perigoso de radicalização ambiental, em parte pelo grave problema que enfrentam (o que é compreensível). O fato é que o Brasil deveria olhar para os resíduos orgânicos de maneira técnica, aproveitando os nutrientes úteis que se encontram disponíveis e fazendo isso através de processos controlados, o que não significa dizer "custosos".
Domingos Balsanulfo Bueno Uberlândia - MG
Muito interessante..., porém devemos lembrar que esta divisão entre "químico" e "orgânico" deveria ser alterada para "mineral" e "orgânico". Porque na verdade tudo é "químico". Não temos na escola a química orgânica que estuda substâncias químicas que tem como origem restos de vegetais e animais?
Outra pergunta: o fertilizante orgânico, feito com excrementos de animais: o que estes animais ingeriram para produzir estes excrementos? milho, farelo de soja, capins que podem ter sido adubados com adubos minerais, que muitas pessoas insistem que classificar somente como "químicos"... Domingos Bueno Eng. Agrônomo - ConsultorDe acordo!
Absolutamente correto caro colega Domingos Bueno.
Isso sem contar, que os fertilizantes minerais, em parte são oriundos de jazidas que um dia findarão...por isso devem ser usados com parcimônia,pois são recursos finitos...