Dirigentes discutem monitoramento jurídico e contábil de cooperativas
Dirigentes cooperativistas de Mato Grosso estão reunidos nesta sexta (15) e sábado (16) no V Fórum de Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio, em Cuiabá. A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), o Sistema OCB/MT e a Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa) farão mais uma rodada de discussões sobre a gestão das cooperativas agrícolas.
Neste encontro, o Sistema OCB/MT apresentará o monitoramento jurídico-contábil que já disponibiliza e pretende intensificar para o auxílio às cooperativas. Cases de sucesso também serão apresentados, como o da Unicotton, que disponibiliza o serviço de Recursos Humanos (RH) para as fazendas de seus cooperados.
O Fórum terá a presença do secretário de Política Agrícola do Uruguai, Mario Mondelli. Ele falará sobre a intercooperação das cooperativas no seu país. “Lá, não se fala de agricultura sem falar de cooperativas. As coisas estão unidas”, explica Cid Sanches, gerente de Planejamento da Aprosoja. No sábado, haverá a apresentação da Coabra sobre modelo de intercooperação nos fertilizantes.
De acordo com o Sistema OCB/MT, em Mato Grosso existem 69 cooperativas do ramo agropecuário e as 30 maiores voltadas para o agronegócio produzem 2,4 milhões de hectares, possuem 1546 associados e empregam mais de 1200 pessoas.
0 comentário
CNA projeta queda de 1,9% no valor bruto da agropecuária do Brasil em 2024
Líderes do Agro: A importância do treinamento do engenheiro agrônomo para a agricultura brasileira
Prosa Agro Itaú BBA | Perspectivas para a indústria da soja e a Lei "Combustível do Futuro"
Fertilizantes produzidos com tecnologias sustentáveis reduzem emissões de gases nocivos e integram nova etapa da agricultura regenerativa
FPA leva produção agropecuária do Brasil para a COP-29
Brasil e China estão perto de acordo em miúdos suínos e pescados, dizem fontes