Mandioca: Oferta de raiz segue elevada em todas as regiões
Em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, há grandes extensões de áreas com mandioca para serem colhidas. Como boa parte da área é arrendada, é necessário liberá-la para o uso em outras atividades. Além disso, há expectativa de preços ainda mais baixos no correr da safra – até meados e agosto. Esse cenário tem feito com que agricultores intensifiquem a colheita da raiz.
Vale lembrar que, desde o início deste ano, a oferta de mandioca tem superado fortemente a demanda, uma vez que parte da indústria tem utilizado apenas parte de sua capacidade produtiva, como resultado da baixa liquidez. No mercado de fécula, com a elevada oferta de matéria-prima, a produção segue crescente. Assim, há expectativas de preços ainda mais baixos durante a safra e compradores postergam as aquisições. Para a indústria de farinha de mandioca, também houve significativa oferta de raiz nas regiões do Centro-Sul. Além disso, parte das farinheiras tem limitado o processamento por conta dos estoques crescentes de derivado.
0 comentário
CNA projeta queda de 1,9% no valor bruto da agropecuária do Brasil em 2024
Líderes do Agro: A importância do treinamento do engenheiro agrônomo para a agricultura brasileira
Prosa Agro Itaú BBA | Perspectivas para a indústria da soja e a Lei "Combustível do Futuro"
Fertilizantes produzidos com tecnologias sustentáveis reduzem emissões de gases nocivos e integram nova etapa da agricultura regenerativa
FPA leva produção agropecuária do Brasil para a COP-29
Brasil e China estão perto de acordo em miúdos suínos e pescados, dizem fontes