IEA diz que aumento da oferta de petróleo pode adiar aperto do mercado
LONDRES (Reuters) - O mercado global de petróleo pode demorar mais que o esperado para se ajustar devido a um aumento na oferta da Opep e a um potencial crescimento da oferta do Irã, mesmo com sinais de força da demanda, disse nesta quarta-feira a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês).
A agência elevou sua previsão de crescimento da demanda global por petróleo em 2015 pelo segundo mês consecutivo, citando bolsões de forte consumo na Europa, Índia e nos Estados Unidos.
A demanda global por petróleo está crescendo mais rápido que o projeto, mas a oferta também, e a IEA, que assessora grande países industrializados em assuntos de energia, alongou sua previsão de quando o mercado pode voltar a ficar apertado.
"Os últimos acontecimentos podem, portanto, levar a um questionamento da expectativa anterior de que a oferta e a demanda poderiam apertar o mercado a partir de meados do ano", disse a agência em seu relatório mensal.
A produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) subiu para 31,02 milhões de barris por dia (bpd) em março, quase uma máxima de dois anos, impulsionada pela Arábia Saudita.
A IEA elevou sua previsão de crescimento de uso de petróleo neste ano em 90 mil bpd para 1,08 milhão de bpd, colocando a demanda total de 2015 em uma média de 93,60 milhões de bpd.
(Por Alex Lawler e Christopher Johnson)
0 comentário
2024 complicado para o arroz com chuva, ameaça de leilão e dificuldades de infraestrutura
StoneX eleva previsão de área de algodão no Brasil em 2024/25 com revisão na Bahia
Em 2025, retomada do Fundo Federal Agropecuário é uma das prioridades do Anffa Sindical
Rússia diz que cabe à equipe de Trump dar primeiro passo para melhorar laços
Retrospectiva 2024: Emater viabilizou R$ 230 milhões em crédito para produtores
Dólar à vista cai com mercado à espera de leilão do Banco Central