Arroz: Audiência pública tratará da repactuação das dívidas agrícola

Publicado em 13/10/2011 08:30
A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul realizará uma “Audiência Pública sobre a Repactuação dos Financiamentos Agrícolas no Sistema Financeiro da Safra de Arroz 2010/2011”, nesta quinta-feira, dia 13 de outubro. O encontro que tratará do endividamento agrícola acontecerá a partir das 9h30min, na Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar do Palácio Legislativo, em Porto Alegre/RS, a pedido da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).

O presidente da Federarroz, Renato Caiaffo da Rocha, reforça a importância da presença do maior número possível de produtores e líderes setoriais, para o debate deste que é um dos maiores problemas do cenário atual da orizicultura gaúcha. Segundo ele, em 22 safras, apenas 7 geraram rentabilidade à lavoura de arroz e a soma dos prejuízos acumulados por falta de uma política agrícola e econômica adequada à realidade da agropecuária nacional levou ao quadro atual. “Boa parte dos produtores de arroz atualmente estão endividados, em valores astronômicos, porque não há garantia de preços ao produto agrícola, o baixo acesso ao crédito em razão das exigências e dos juros ainda fora da realidade, e da tributação, que faz da lavoura mais produtiva do mundo, de melhor tecnologia, também uma das mais caras do mundo”, avisa.

Em razão da grave crise de preços da safra 2010/2011 vivenciada pelo Setor Produtivo, fato que ainda assola os produtores, o Governo, em julho de 2011, editou medidas de repactuação, envolvendo custeios, investimentos, EGFs e outros financiamentos, mesmo assim alguns bancos dificultam o processo, colocando entraves na negociação, resultando em atraso no equacionamento dos compromissos da safra passada e colocando em risco a obtenção de recursos para a formação da nova lavoura. “A lavoura não pode esperar mais, pois estamos em pleno plantio, precisamos novamente do apoio dos parlamentares e dos governos para equacionar os obstáculos que estão no caminho” alertou Rocha.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI Federarroz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário