Epamig lança soja com sabor modificado
Dois anos antes de chegar aos supermercados, foi disponibilizada na sexta-feira(26), para degustar no Dia de Campo da Epamig, uma variedade de soja com gosto modificado. Chamada de soja hortaliça, ela tem tom amarelado e é fruto do Programa de Melhoramento Genético desenvolvido pela Epamig, em parceira com a Embrapa e a Fundação Triângulo.
No evento de sexta-feira(26), também foram apresentadas as primeiras linhagens promissoras de soja resistentes à ferrugem asiática. A soja transgênica também ganhou destaque. De acordo com Reginério Soares de Faria, coordenador de transferência e difusão de tecnologia da Epamig Triângulo e Alto Paranaíba, a Epamig desenvolveu uma cultivar chamada Conquista, que recebeu um gene de resistência a herbicidas e passou a ser chamada de Valiosa. Hoje, ela é a mais plantada no cerrado brasileiro.
Também segundo Reginério, a soja hortaliça foi outra que chamou a atenção porque é destinada as saladas e tem tudo para ser a preferida dos brasileiros já em 2012. Esta variedade foi desenvolvida através da cultivar 790 A e agora chegará aos produtores rurais. “Ela estará à disposição deles neste ano e será plantada na próxima safra, mas só estará nos pratos das pessoas após dois anos”, revela.
Reginério lembra também que este Programa de Melhoramento Genético desenvolve novidades para todo o Brasil central. “Elas chegam a estados como Goiás e Mato Grosso, mas em especial em Minas Gerais”, destaca.
Outra soja modificada geneticamente mostrada sexta-feira(26) foi a tropeira. “Ela é marrom e, ao fazer o feijão tropeiro, ao invés de colocar feijão, ela é posta e, se a mudança não for anunciada, ninguém perceberá. Afinal, o gosto e o aspecto visual desta soja é muito parecido com o do feijão”, garante.
O último Dia de Campo da Epamig foi em Sacramento, há duas semanas, e o próximo será em Patos de Minas, no início de abril. “E em Uberaba teremos um curso de culinária sobre como fazer as sojas hortaliça e tropeira, em parceria com IFTriângulo, nos dias 28 e 29 do mês que vem”, informa Reginério.
0 comentário
Soja sobe em Chicago nesta 5ª, mas ainda podendo recuar frente à nova safra da AMS chegando ao mercado
Soja sobe em Chicago nesta 5ª feira, acompanhando ganhos do óleo e do farelo, e monitora dólar
Primavera do Leste/MT espera boa safra de soja, mas se preocupa com atividades concentradas em fevereiro
Aumentos de área plantada e produtividade puxam produção 2024/25 de soja para 171,4 mi ton
Safra de soja em Goiás deve ter aumento na produtividade, com as chuvas contribuindo para o desenvolvimento das plantas
Soja retoma negócios em Chicago nesta 5ª (2) às 11h30 de olho na colheita do BR e no dólar