Agência prevê valorização de commodities agrícolas
Os preços das commodities agrícolas deverão aumentar no médio prazo e poderão até superar, em termos reais, os recordes alcançados entre 2007 e 2008, segundo projeções da FAO. Essas commodities estão relativamente "blindadas" contra uma crise generalizada, mas alguns produtos sensíveis à oscilações de renda, como óleos vegetais, carnes e lácteos, poderão ser atingidos se a situação econômica global se degradar ainda mais.
A manutenção dos preços reais dos produtos agrícolas em um nivel mais elevado no médio prazo depende, entretanto, de três fatores principais. Primeiro, da incorporação obrigatória de biocarburantes e outras medidas de estímulo em favor da produção e do consumo dessas energias alternativas, o que tende a oferecer maior sustentação às matérias-primas agrícolas.
Em segundo lugar, está o próprio encarecimento de produtos químicos e orgânicos usados nos cultivos e os elevados custos dos transportes. Enfim, diz a FAO, a desaceleração que parece atingir a produtividade agrícola supõe que todo aumento da produção terá como consequência uma alta dos custos unitários de produção.
Quanto à produção em si, no médio prazo as projeções indicam que o crescimento nos próximos dez anos não será igual ao da década passada. Até 2020, o crescimento da produção agrícola deverá ser mais lenta nos paises industrializados, enquanto na América Latina e na Asia ela será mais rápida.
As tendências de médio prazo do comércio internacional de alimentos apontam uma modificação das trocas. Os paises industrializados vão exportar menos, enquanto países como o Brasil e a Argentina tendem a exportar cada vez mais . Do outro lado, um maior número de nações da Ásia e África se tornarão importadores líquidos de alimentos.
0 comentário
Wall Street fecha em baixa no primeiro pregão de 2025; Tesla pesa
Copercampos supera meta orçamentária de 2024 com faturamento de mais de R$ 4,2 bilhões
Abertura de mercado no Vietnã para peles salgadas de bovinos
Mapa celebra renovação do PACIC e reforça parceria com o México para exportação de alimentos essenciais
Gabinete da Índia aprova pacote para subsidiar fertilizantes à base de fosfato
T&D - Íntegra do programa de 01/01/2025