INTERNACIONAL: Previsão de safra cheia no Brasil derruba preços da soja
Os dois maiores produtores de soja do mundo, depois dos EUA, também devem produzir um volume recorde de 116 milhões de toneladas no ano que vem, o que representa uma alta de 30%, segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). A chuva prevista para os próximos cinco dias deverá estimular o desenvolvimento das plantas nos dois países, segundo o Commodity Weather Group LLC, em Bethesda, Maryland.
“A notícia de aumento da produção na América do Sul ameaçou as vendas”, disse Greg Grow, director de agronegócio da Archer Financial Services, em Chicago. “A teoria diz que o foco da demanda irá sair dos EUA, especialmente a demanda chinesa”, disse Grow.
China
As notícias de que a China planeja evitar a expansão dos empréstimos e do aumento da inflação também teria feito com que as bolsas asiáticas caíssem. Isso causou preocupações em relação a uma possível desaceleração do crescimento econômico chinês, afetando as cotações das commodities em geral, inclusive a soja.
A soja para janeiro caiu 2 centavos de dólar, ou 0,2%, para US$ 10,59 o bushel na bolsa de Chicago. Esta foi a primeira queda desde o dia 30 de dezembro. O preço da oleaginosa tinha subido 30% no último trimestre de 2009, com as compras recordes da China.
Os exportadores americanos venderam 799 mil toneladas de soja para compradores internacionais na semana que se encerrou no dia 24 de dezembro, o que representa uma alta de 56% em relação ao ano anterior, segundo o USDA. As vendas entre o dia 1 de setembro e 24 de dezembro somaram o volume recorde de 31,5 milhões de toneladas, segundo o USDA.
Fernanda Bellei
Fonte: Bloomberg
0 comentário
Soja sobe em Chicago nesta 5ª feira, acompanhando ganhos de mais de 3% do farelo; atenção ao La Niña
Soja fecha no vermelho em Chicago nesta 2ª feira, com pressão ainda vinda dos fundamentos e dólar
Sim! Há demanda para toda a soja que o mundo está produzindo na safra 2024/25
Soja segue operando com estabilidade em Chicago nesta 2ª, mas passa para o campo negativo
Soja/Cepea: Clima favorável reforça perspectiva de maior oferta, e preço cai
Aprosoja MT apresenta sugestões ao Governo de MT para regulamentação da Lei da Moratória da Soja