Fim de ano traz alento a produtor de carne suína

Publicado em 30/12/2009 08:03

Depois de um ano marcado por prejuízos, pelo forte impacto da crise econômica e pela oscilação do dólar, a celebração do Ano-Novo traz expectativa positiva para a venda de cortes de suínos. De acordo com o diretor executivo do Sips, Rogério Kerber, isso se deve a indicadores econômicos mais favoráveis do que no ano passado, quando a produção caiu. "O cenário mundial está se recompondo e nos leva a crer que os embarques, embora sem remuneração adequada, seguirão com fluxo ativo e serão maiores."

O presidente da Acsurs, Valdecir Folador, aponta que, tradicionalmente, o fim de ano amplia a rentabilidade. "Infelizmente, este ano já se foi, e a expectativa de recuperação não existe mais."

A manutenção da isenção do ICMS sobre suínos teve impacto nos preços no varejo, que se mantiveram estáveis neste fim de ano, o que deve estimular as compras. "O mercado está aquecido e o consumidor, otimista", diz o presidente da Agas, Antônio Longo, que estima aumento de 10%.

Para 2010, Folador projeta situação mais positiva a partir do segundo trimestre. "Normalmente, as exportações são fracas no verão. O preço deve melhorar depois de março." Para que o próximo ano seja mais rentável, acrescenta, é necessário que volumes e preços de embarques aumentem, além de melhor câmbio.

O presidente da Abipecs, Pedro de Camargo Neto, aposta na abertura de novos mercados para que as exportações ultrapassem em 200 mil toneladas as de 2009. A expectativa é que a União Europeia abra mercado para o Brasil ainda no primeiro semestre e que os Estados Unidos publiquem em breve a análise de risco para importação. O acesso ao Japão e à Coreia é aguardado para a segunda metade do ano. "A meta é terminar 2010 com esses mercados abertos." Até novembro, as exportações brasileiras de carne suína atingiram 561 mil toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correio do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário