Café quente (Vaivém das Commodities)
Acesso maior
Os dados são da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café). "O café foi favorecido pelo maior acesso das classes D e E ao mercado de consumo", avalia Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da entidade.
Ritmo menor
Para 2010, a Abic mantém projeções mais conservadoras. O consumo volta a crescer na média de 5% no ano que vem, o que elevaria o volume para 19,4 milhões de sacas.
Embarques lentos
A chuva está dificultando os embarques de gado para os frigoríficos em várias regiões dos Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, segundoo Instituto FNP.
Sem escala
Os frigoríficos que não têm uma escala definida de abate para até quarta da semana que vem vão ter de pagar mais pelo boi nesta semana, uma vez que poucos pecuaristas estão dispostos avender neste final de ano, de acordo com o IFNP.
Atacado
Os produtos agropecuários recuaram 3,73% no mercado atacadista neste ano, abaixo dos 4,74% registrados pelos produtos industriais, em que a queda de demanda foi maior.
No mês
A deflação agrícola foi forte neste mês, quando o IGP-M apurou recuo de 1,47%. Soja, boi e leite estiveram na lista das quedas,enquanto laranja e café apareceram entre as principais altas.
Acima do previsto
Após a aguda crise financeira internacional do final do ano passado, a administração do porto de Santos esperava uma redução da movimentação de carga para 77,8 milhões de toneladas, 4% abaixo da verificada em 2008. Ao chegar ao final do ano, as contas mostram um cenário bem diferente.
Agrícolas ajudam
As estimativas da Codesp indicam que o porto de Santos movimentará 82,8 milhões de toneladas neste ano, 2,2% acima dos 81 milhões de 2008. O movimento crescente de produtos agrícolas compensou a queda dos industriais.
Os principais
O destaque no ano ficou para o açúcar, cuja movimentação atingiu 14 milhões de toneladas, 37% a mais do que em 2008. O porto santista movimentou, ainda, 8,7 milhões de toneladas de soja em grão(mais 3,6%) e 1,18milhão de toneladas de trigo(queda de 11,8%).
0 comentário
Presidente Lula sanciona Lei sobre os procedimentos da produção de bioinsumos
Após 2024 de desafios para a produção, 2025 vai exigir na logística e nas políticas públicas
Dívida Pública sobe 1,85% em novembro e supera R$ 7,2 trilhões
2024 complicado para o arroz com chuva, ameaça de leilão e dificuldades de infraestrutura
StoneX eleva previsão de área de algodão no Brasil em 2024/25 com revisão na Bahia
Em 2025, retomada do Fundo Federal Agropecuário é uma das prioridades do Anffa Sindical