Serra vence Dilma e Ciro no segundo turno, diz Datafolha
No cenário em que Serra disputa com o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), o tucano ganha com 51% contra 28%.O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), venceria a disputa presidencial em um eventual segundo turno com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Segundo pesquisa Datafolha divulgada neste domingo na Folha (íntegra disponível somente para assinantes do jornal ou do UOL), Serra tem 49% e Dilma 34% das intenções de voto.
Na possibilidade de Dilma disputar o segundo turno com Ciro, a ministra venceria a disputa com 40% contra 35%.
Primeiro turno
Serra lidera a corrida pela sucessão presidencial de 2010 e Dilma Rousseff se consolidou no segundo lugar, segundo o Datafolha. Serra está em primeiro com 37% das intenções de voto. Dilma está com 23%, seguida do deputado Ciro Gomes (PSB-CE), com 13%, e da senadora Marina Silva (PV-AC), com 8%. Os votos branco ou nulo somam 9% e os indecisos, 10%. No cenário sem o nome de Ciro, Serra vai a 40% e Dilma, 26%. Marina Silva atingiria 11%.
Na última pesquisa do Datafolha realizada em agosto, Serra liderava com 36%, Dilma tinha 17%, Ciro estava com 14% e Marina com 3%. Na ocasião, a pesquisa mostrava a ex-senadora Heloisa Helena (PSOL-AL) com 12%, mas ela desistiu de concorrer à Presidência para disputar o Senado.
Avaliação Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entra no último ano de governo com 72% de aprovação, seu recorde de popularidade desde que tomou posse, em 2003, aponta pesquisa Datafolha. O crescimento é de 5 pontos percentuais em relação a pesquisa realizada em agosto.
Dos entrevistados, 21% avaliam o governo como regular, e 6% como ruim ou péssimo. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
A região Nordeste continua sendo aquela em que o presidente obtém maior aprovação, com 81%. O pior índice de popularidade aparece na região Sul, onde 62% dos entrevistados aprovam o governo.
O Datafolha ouviu 11.429 pessoas em todo o país entre os dias 14 a 18 deste mês. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
0 comentário
Presidente Lula sanciona Lei sobre os procedimentos da produção de bioinsumos
Após 2024 de desafios para a produção, 2025 vai exigir na logística e nas políticas públicas
Dívida Pública sobe 1,85% em novembro e supera R$ 7,2 trilhões
2024 complicado para o arroz com chuva, ameaça de leilão e dificuldades de infraestrutura
StoneX eleva previsão de área de algodão no Brasil em 2024/25 com revisão na Bahia
Em 2025, retomada do Fundo Federal Agropecuário é uma das prioridades do Anffa Sindical