Projeto de extensão rural contempla cooperativas de agrônomos e veterinários
O Senado Federal aprovou na última terça-feira (15), o substitutivo da Câmara ao projeto de autoria do Poder Executivo que cria o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater). “Com isso, as cooperativas de agrônomos e veterinários poderão se constituir e serem credenciadas para atender projetos de reforma agrária no País”, explicou o senador Gilberto Goellner (DEM/MT), ao ressaltar a incapacidade da Emater atender toda a demanda de serviços.
O projeto (PLC 219/09) também institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e a Reforma Agrária (Pnater). “A ausência de uma política de assistência técnica rural trouxe um retrocesso no sentido de privar o homem do campo do conhecimento e da evolução tecnológica aplicada atualmente na produção agrícola. Por isso, o mérito do projeto é indiscutível”, considerou Goellner.
A Pnater será desenvolvida e formulada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e deve, entre outras atribuições, promover o desenvolvimento rural sustentável e apoiar iniciativas econômicas que promovam potencialidades e vocações regionais e locais. Já o Pronater é o instrumento de implementação da Pnater, e suas diretrizes deverão compor o Plano Plurianual (PPA).
Na destinação dos recursos financeiros da Pnater, será priorizado o apoio às entidades e aos órgãos públicos e oficiais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Os beneficiados são os assentados da reforma agrária, povos indígenas, remanescentes de quilombos e demais comunidades tradicionais, bem como agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores.
O projeto vai agora à sanção do Presidente da República. O decreto de regulamentação da lei deverá contar com a emenda do senador Goellner, que determina a comprovação de capacitação na área de assistência técnica por parte das empresas privadas que serão escolhidas para prestar assistência aos pequenos agricultores, além de incluir os Estados no controle das empresas contratadas. O acordo foi firmado com o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), que se comprometeu em garantir a inserção da emenda.
0 comentário
Leilões de títulos não buscam controlar dólar ou juro e mercado está funcionando, diz coordenador do Tesouro
Moraes mantém prisão de Braga Netto e Mario Fernandes
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$18,427 bi em dezembro até dia 20, diz BC
Dívida pública federal sobe 1,85% em novembro, para R$7,204 tri, diz Tesouro
Gabinete Presidencial de Taiwan faz primeira simulação de mesa sobre emergência com China
Wall Street cai sob pressão de alta dos rendimentos dos Treasuries