USDA: Brasil planta 76% da área de soja, acima da média de 5 anos

Publicado em 24/11/2009 13:24

A área plantada com soja no Brasil atingiu 76%, bem acima da média dos últimos cinco anos de 66%, apontou um relatório do adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado ontem. O País deve alcançar uma safra recorde da oleaginosa em 2009/10, de 63,6 milhões de toneladas, a partir de uma área de plantio estimada em 22,85 milhões de hectares, informou o relatório.

Tais projeções representam um aumento de 5% na área de cultivo e de 11,5% na produção em relação aos números de 2008/09, de 21,7 milhões de hectares e 7,1 milhões de toneladas, respectivamente.

Chuvas do fenômeno El Niño ajudaram o plantio inicial na região Centro-Sul, enquanto a substituição do cultivo de milho por soja no sul do Brasil está crescendo, conforme a colheita avança.

O ritmo nacional de plantio em 2009/10 continua 10 pontos percentuais acima da média dos últimos cinco anos, com 76 por cento da área já cultivada. A produtividade média nacional é estimada em 2,785 toneladas por hectare, ligeiramente abaixo do nível normal de 2,8 toneladas por hectare.

A lucratividade continua sendo uma preocupação, com taxas cambiais desfavoráveis e uma potencial safra de soja recorde na América do Sul em 2009/10. Contudo, menores custos de produção melhoraram as margens de lucro neste ano. As informações são da Dow Jones.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário