Câmara aprova projeto com tributação mínima de 15% sobre lucro de multinacionais

Publicado em 17/12/2024 20:42 e atualizado em 18/12/2024 07:44

Logotipo Reuters

BRASÍLIA (Reuters) - A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto de lei que cria um adicional da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre empresas de multinacionais instaladas no Brasil, adaptando a legislação brasileira às Regras Globais Contra a Erosão da Base Tributária -- Regras GloBE.

Aprovada de maneira simbólica, sem a necessidade de contagem de votos dos deputados, a proposta segue agora para o Senado.

Pelo texto chancelado, explicou a Agência Câmara de Notícias, o adicional irá incidir, se for constatada sua necessidade após cálculos específicos, sobre o lucro de empresas no Brasil de multinacionais cuja receita anual consolidada seja superior a 750 milhões de euros -- cerca de 4,78 bilhões de reais -- em pelo menos dois dos quatro anos fiscais consecutivos anteriores à apuração.

Ainda de acordo com a agência, o Ministério da Fazenda estima que aproximadamente 290 multinacionais atuantes no Brasil sejam afetadas pela nova regra.

A ideia, segundo declarações creditadas pela Agência Câmara ao relator, Joaquim Passarinho (PL-PA), é fundamental na retenção de receita tributária no país e segue a trilha de outras nações que já adotaram regras semelhantes ou estão no processo de adotar.

(Reportagem Redação Brasília)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário