BC vende US$2,015 bi em novo leilão à vista após dólar atingir R$6,20
SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Central vendeu um total de 2,015 bilhões de dólares em um novo leilão à vista realizado no início da tarde desta terça-feira, praticamente ao mesmo tempo em que a divisa norte-americana ultrapassava o patamar histórico de 6,20 reais, informou a autarquia em comunicado.
No leilão, o BC aceitou 22 propostas a uma taxa de 6,15 reais por dólar, entre às 12h17 e 12h22.
Mais cedo, a autarquia vendeu 1,272 bilhão de dólares à vista em outro leilão realizado durante a manhã, no que está sendo a quarta sessão consecutiva de intervenção no mercado de câmbio.
Desde quinta-feira, as vendas em leilões extraordinários do BC, incluindo de dólares à vista e de linha (com compromisso de recompra), já somam mais de 12,75 bilhões de dólares.
A sessão de quinta teve dois leilões de linha, com uma venda total de 4 bilhões de dólares, enquanto o pregão de sexta incluiu uma venda de 845 milhões de dólares à vista.
Na segunda-feira, foram mais 3 bilhões de dólares em um novo leilão de linha e 1,627 bilhão de dólares à vista.
O BC não informou até o momento o motivo para a realização da operações, mas elas ocorrem em meio à crescente deterioração do real, com o dólar fechando a maior parte das sessões de dezembro acima de 6,00 reais devido aos temores do mercado com o cenário fiscal.
As atuações do BC têm fornecido pouco apoio à moeda brasileira, no entanto, apenas desacelerando as altas expressivas do dólar por instantes, com a divisa dos Estados Unidos normalmente retomando os fortes ganhos logo depois.
Após o leilão desta tarde, às 13h03, o dólar à vista desacelerava sua alta e subia 1,24%, a 6,1675 reais na venda, tendo anteriormente atingido a máxima do dia a 6,2092 reais (+1,92%).
(Por Fernando Cardoso)
0 comentário
Wall Street tem pouca movimentação com cautela antes de decisão do Fed
Wall Street abre estável antes de decisão do Fed
Powell tem longa lista de tarefas para seu último ano completo como chair do Fed
Ibovespa abre em queda com fiscal no radar em dia de decisão do Fed e vencimentos
Dólar volta a subir com mercado de olho em tramitação do pacote fiscal e decisão do Fed
Minério de ferro cai por menor preocupação com oferta e desaceleração da demanda