Famato recebe delegação argentina e debate estratégias para o agronegócio
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) recebeu, nesta quarta-feira (11/12), a visita de uma delegação argentina composta por Patricio Violini, diplomata e chefe da Seção Econômica e Comercial da Embaixada da Argentina no Brasil, e Joaquin Coniglio, também representante da mesma seção. O encontro teve como objetivo estreitar laços entre os dois países, compartilhar informações estratégicas sobre o agronegócio e discutir possibilidades de cooperação.
Os visitantes foram recepcionados por Robson Marques, diretor Administrativo e Financeiro da Famato, e Cleiton Gauer, superintendente do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Durante a visita, Cleiton apresentou as projeções de produção para os próximos 10 anos, oferecendo um panorama completo das principais cadeias produtivas do estado: soja, milho, algodão e pecuária bovina.
Além disso, os representantes discutiram temas estratégicos, como os desafios enfrentados pelo agronegócio em Mato Grosso, incluindo gargalos em infraestrutura e logística, a importância de avanços em tecnologia e inovação, além de questões relacionadas a políticas públicas, irrigação, armazenamento e escoamento da produção. Cleiton também destacou os desafios impostos pelas queimadas e apresentou as iniciativas do estado em legislações ambientais, enfatizando a os diferentes biomas presentes em Mato Grosso.
Surpreendido com a grandiosidade do agronegócio mato-grossense, Patricio Violini elogiou a Famato pela sua estrutura e capacidade de representar os produtores rurais. "A dimensão e a eficiência do agronegócio em Mato Grosso são realmente impressionantes. As projeções apresentadas pelo Imea mostram o potencial de um estado que não só é protagonista no Brasil, mas também no cenário global. Quero parabenizar a Famato pela organização e pela forma como atua para fortalecer o setor agropecuário. Sem dúvida, é um modelo de representatividade para o mundo", afirmou.
Violini também ressaltou o avanço da Argentina em tecnologias voltadas para o agro, como o desenvolvimento de aplicativos e sistemas inovadores, e fez um convite à Famato para conhecer essas iniciativas. "A Argentina tem se destacado na criação de soluções tecnológicas que podem trazer benefícios para produtores de toda a região. Seria uma honra receber a Famato e seus representantes para conhecer nossas inovações e explorar formas de trabalharmos juntos", complementou.
Robson Marques destacou a importância de encontros como esse para fortalecer as relações internacionais no agronegócio. "A parceria e o diálogo com países como a Argentina são fundamentais para o desenvolvimento de soluções conjuntas, especialmente em temas estratégicos como logística, armazenamento e tecnologia. A troca de experiências que tivemos hoje nos enriquece e reforça nossa missão de defender os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso", declarou.
Marques agradeceu o convite feito pela delegação argentina e garantiu que a Famato estará aberta a futuras parcerias que possam trazer inovação e avanços para o agro mato-grossense. "Estamos muito interessados em conhecer as tecnologias desenvolvidas na Argentina e ver como podemos integrá-las às nossas cadeias produtivas", finalizou.
0 comentário
Dia tem queda da arroba chegando ao boi China, café despencando em NY e vendas antecipadas do milho ganhando fôlego
Copacol paga R$ 261 milhões em sobras; maior da história da Cooperativa
Embalagens usadas de defensivos agrícolas são matéria prima para novas embalagens do setor
Comissão de Agricultura adia votação de projeto que susta desapropriação no RS
MDIC investiga possível dumping em exportações de leite em pó da Argentina e Uruguai
Nova bolsa de valores brasileira deve iniciar fase de testes no começo de 2025