EUA emitem ordem exigindo teste de gripe aviária no suprimento de leite
(Reuters) - Os EUA emitiram uma ordem federal na sexta-feira exigindo que o suprimento nacional de leite seja testado para gripe aviária, disse o secretário de Agricultura, Tom Vilsack, à Reuters, enquanto as autoridades tentam lidar com a rápida disseminação do vírus entre rebanhos leiteiros.
A gripe aviária infectou mais de 500 rebanhos leiteiros no principal estado produtor de leite, a Califórnia, e mais de 700 em todo o país desde março, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, levantando preocupações sobre o impacto aos fazendeiros e ao fornecimento de leite, bem como o risco à saúde humana devido à disseminação contínua.
Quase 60 pessoas contraíram o vírus desde abril, a maioria delas trabalhadores de granjas avícolas e leiteiras infectadas, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. Os sintomas foram leves e autoridades do CDC disseram que o risco para o público em geral da gripe aviária é baixo.
O USDA anunciou que iniciaria os testes nacionais de leite em outubro, após pressão da indústria e de grupos veterinários para uma vigilância mais forte do vírus, mas não detalhou a extensão do programa ou como ele seria implementado.
O plano de testes, que envolverá coleta mensal ou semanal de amostras de tanques de leite a granel e processadores de laticínios, será implementado primeiro na Califórnia, Colorado, Michigan, Mississippi, Pensilvânia e Oregon, disse Vilsack.
Os três últimos estados não relataram infecções de gripe aviária em gado leiteiro.
"Isso nos dá a oportunidade de obter informações sobre possíveis novos vírus em áreas de um estado que atualmente tem o vírus, ou em novos estados", disse Vilsack sobre os testes.
A agência começará os testes em 16 de dezembro, disse Vilsack.
O ritmo dos testes dependerá da detecção do vírus na amostragem inicial, disse Rosemary Sifford, veterinária-chefe do USDA.
A ordem exige que fazendas e processadores disponibilizem leite cru para amostragem, e que os proprietários de fazendas cujos animais testarem positivo para o vírus informem a agência sobre a movimentação dos animais e outras informações.
Atualmente, o USDA exige testes apenas de gado leiteiro em lactação que atravessa fronteiras estaduais, uma exigência estabelecida em sua única outra ordem federal contra a gripe aviária emitida em abril.
Ambas as ordens federais permanecerão em vigor por tempo indeterminado, disse Vilsack, acrescentando que o plano de testes foi desenvolvido com grupos da indústria, autoridades estaduais e veterinários.
Esta semana, a Califórnia emitiu um recall de produtos de leite e creme produzidos pela empresa de leite cru Raw Farm depois que a gripe aviária foi detectada em seus produtos de varejo e leite a granel.
A Food and Drug Administration desaconselha o consumo de leite cru porque ele pode conter patógenos, incluindo gripe aviária, mas diz que produtos lácteos pasteurizados são seguros porque o processo de pasteurização mata esses patógenos.
O estado tem cerca de 1.100 laticínios, de acordo com o Conselho Consultivo do Leite da Califórnia, o que significa que quase metade foi infectada com gripe aviária.
Reportagem de Leah Douglas Edição de Bill Berkrot
0 comentário
Nota Oficial da Gadolando e da Febrac sobre ação de adulteração de produtos lácteos
EUA emitem ordem exigindo teste de gripe aviária no suprimento de leite
Preço do leite pago ao produtor em novembro recua em função da maior captação nas principais bacias leiteiras
Leite/Cepea: Oferta cresce, e preço ao produtor cai em outubro
Conseleite sinaliza leite projetado a R$ 2,4561 em novembro no RS
Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre