Indonésia importará milho e açúcar bruto em 2025 para uso industrial, em impulso de autossuficiência
JACARTA (Reuters) - A Indonésia importará 900.000 toneladas de milho de qualidade alimentar e 3,4 milhões de toneladas de açúcar bruto em 2025, disse o ministro sênior que supervisiona assuntos alimentares, Zulkifli Hasan, nesta segunda-feira, acrescentando que as importações eram apenas para matérias-primas industriais.
O anúncio ocorre em um momento em que a Indonésia estabeleceu uma meta para alcançar a autossuficiência alimentar nos próximos quatro anos sob a presidência de Prabowo Subianto, que assumiu o cargo em outubro.
Zulkifli disse a repórteres que, no ano que vem, poderá haver apenas importações de matérias-primas, e não para consumo direto.
A Indonésia já disse que no próximo ano não importará arroz, um alimento básico no país do sudeste asiático com cerca de 280 milhões de habitantes. Entretanto, se as importações forem necessárias, provavelmente será uma pequena quantidade de arroz, dependendo dos suprimentos, disse Zulkifli.
A expectativa é que a produção de arroz da Indonésia caia 2,43% este ano, para 30,34 milhões de toneladas, devido a um atraso no plantio e na temporada de colheita após o clima seco em 2023, informou o departamento de estatísticas em outubro.
A meta de produção de arroz da Indonésia para o próximo ano é de 32 milhões de toneladas.
(Reportagem de Bernadette Christina)
0 comentário
Estimativa de moagem de cana do Norte e Nordeste sofre corte, diz NovaBio
Após nova queda em NY, preços do açúcar vão às mínimas deste mês
Perdas do açúcar em NY ganham força e superam 1% na tarde desta 5ª feira (26)
Preços do açúcar abrem em baixa nesta 5ª feira (26) na Bolsa de Nova York
Cana inicia nova safra com baixa produtividade e dúvidas sobre qualidade, heranças da seca e das queimadas de 2024
Futuros do açúcar têm leve recuperação em NY, mas seguem pressionados pela produção brasileira