Manga/Cepea: Faltando um mês para 2025, cotações se recuperam
Dezembro começa com boas notícias para a tommy. Depois de duas semanas sucessivas com queda nos preços registrados na região do Vale do São Francisco (PE/BA), os valores se recuperaram nesta semana (02 a 06/12). Segundo agentes consultados pelo Hortifrúti/Cepea, o ocorrido deve-se à diminuição da oferta da variedade nos principais polos produtores do País, incluindo a praça de Monte Alto/Taquaritinga (SP), cuja produção está gradualmente diminuindo, abrindo espaço para a variedade palmer, que deve passar a ser ofertada pelo estado ainda este mês. Além disso, em Livramento de Nossa Senhora (BA), o destaque quanto à oferta continua sendo para a variedade palmer, enquanto a tommy já apresenta sinais de recuo na produção.
Deste modo, com menor oferta das principais regiões produtoras da fruta, nesta semana (02 a 06/12), a tommy foi negociada a R$ 0,99/kg no Vale do São Francisco, recuperação de 30% ante à semana passada. Já com relação à palmer, o preço pago ao produtor também avançou, mas em menor nível no comparativo com a tommy. De fato, nesta semana, a variedade palmer foi comercializada em média a R$ 0,51/kg na região, avanço de 28%. Para as próximas semanas, agentes seguem com boas expectativas quanto ao movimento dos preços, visto a tendência de diminuição gradual de oferta no Norte de Minas e em São Paulo.
0 comentário
Safra de tomate industrial encerra 2024 com produção estável, mas desafios futuros e mudanças polêmicas preocupam o setor
Mandioca/Cepea: Com muitas fecularias em recesso, oferta de raiz supera demanda
Tomate/Cepea: Maturação, erradicação e fim das lavouras do cedo causam alta no atacado
Batata/Cepea: Preço recua com intensificação da safra das águas e menos chuva
Boletim Prohort: Preço da cebola cai na maioria dos mercados atacadistas analisados pela Conab
Uva/Cepea: Mercado se mantém firme às vésperas do fim de ano