Brasil ganha 1º Centro de Treinamento em Irrigação e amplia fronteiras da inovação no agronegócio
Em um momento em que o Brasil busca ampliar sua produtividade agrícola e adotar práticas mais sustentáveis no campo, a formalização do 1º Centro de Treinamento em Irrigação do Brasil, em Uberaba (MG), representa um momento importante para o agronegócio. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Valley, referência mundial em tecnologia de irrigação, e a Universidade do Agro, da Universidade de Uberaba (Uniube), destacando a união entre educação e inovação para enfrentar os desafios do setor.
Inspirado no modelo de excelência da matriz da Valmont Industries, nos Estados Unidos, o centro tem como missão capacitar profissionais para operar sistemas avançados de irrigação, otimizando o uso de recursos hídricos e aumentando a eficiência produtiva no campo. A iniciativa visa suprir uma lacuna histórica no setor agro brasileiro: a falta de mão de obra especializada em tecnologias de irrigação de alta precisão.
"A criação deste centro busca atender não apenas à demanda da Valley, mas de todo o mercado. A nossa expectativa é muito grande. Além de capacitar profissionais para atuar no campo, o centro irá aproximar clientes, distribuidores e estudantes das inovações tecnológicas da empresa. Não será um espaço exclusivo para estudantes universitários. Clientes, parceiros e distribuidores também terão acesso a treinamentos. Nosso objetivo é criar um ambiente integrado onde alunos e profissionais possam vivenciar o mercado de irrigação em sua totalidade", explica o vice-presidente da Valmont Agricultura no Brasil, Cristiano Del Nero.
A escolha de Uberaba para sediar o 1º Centro de Treinamento em Irrigação do Brasil reforça a relevância do município como um hub estratégico para o agronegócio nacional. Reconhecida por sua expressiva produção de cana-de-açúcar, pecuária e alta concentração de pivôs centrais, a cidade se consolida como uma das principais regiões agrícolas do país.
"A execução do projeto está avançada, e as primeiras aulas estão previstas para o meio de 2025. Estamos organizando a instalação dos equipamentos na fábrica, com montagem prevista para o início do próximo ano. Uberaba sempre foi uma região-chave para nós, e acreditamos que este projeto consolidará ainda mais a cidade como referência no setor", afirmou Del Nero.
Parceria com a Universidade do Agro
O anúncio, realizado em parceria com a Universidade do Agro, em Uberaba (MG), nesta terça-feira (26), contou com a presença do vice-presidente da Valmont Agricultura no Brasil, Cristiano Del Nero, do reitor da Uniube, Marcelo Palmério e do diretor da Universidade do Agro, Flávio Sartori. A parceria com a Universidade do Agro permitirá integrar ensino, pesquisa e extensão de maneira aplicada, criando um ecossistema único de formação tecnológica para o agronegócio.
A aliança com a Universidade do Agro permitirá a integração entre ensino, pesquisa e extensão, conectando os alunos diretamente às demandas do mercado. Para o diretor da Universidade do Agro, Flávio Sartori, o centro de treinamento é uma oportunidade única para consolidar Uberaba como um polo de educação aplicada ao agronegócio. “Este projeto está alinhado ao percurso formativo dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Ele permitirá que os alunos desenvolvam projetos de extensão e pesquisa com impacto direto no mercado. Essa parceria com a maior empresa de irrigação do mundo reafirma nosso compromisso com a inovação e a formação de alto nível.”
O centro será equipado com sistemas avançados de irrigação, sensores climáticos e ferramentas de monitoramento, oferecendo aos estudantes um contato prático com as tecnologias mais modernas do mercado global.
"As parcerias são extremamente importantes, e tenho destacado isso em todas as reuniões com os gestores dos cursos da Universidade. Hoje, o que realmente importa não é apenas o que acontece dentro da sala de aula, mas as atividades extracurriculares que complementam a formação teórica. É fundamental mostrar na prática o que está sendo realizado no mercado. Acredito que essas parcerias que estão sendo acertadas, vão enriquecer, e muito, o trabalho, conhecimento e a formação dos nossos alunos. Tenho plena confiança de que nossa equipe está empenhada e comprometida em fazer um trabalho bem-feito", finaliza o reitor da Uniube, Marcelo Palmério.
0 comentário
CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos