Índice europeu STOXX 600 atinge nível mais baixo em um mês com balanços fracos e queda de tecnologia
Por Ankika Biswas e Pranav Kashyap
(Reuters) - O principal índice de ações da Europa caiu mais de 1%, atingindo seu nível mais baixo em mais de um mês nesta quarta-feira, com as ações de tecnologia e mineração liderando as perdas após balanços corporativos decepcionantes.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 1,3%, tendo atingido seu nível mais baixo desde meados de setembro durante o dia, a caminho para seu pior desempenho mensal em um ano.
O setor de tecnologia, que inclui fabricantes de chips, caiu mais de 2%, com analistas destacando previsões pessimistas do maior fornecedor de semicondutores da Bélgica, a Melexis, e das empresas de chips dos EUA Qorvo e AMD.
As ações do grupo francês de consultoria de TI Capgemini caíram 6% após a empresa cortar sua previsão de receita para 2024 pela segunda vez este ano.
O setor de recursos básicos interrompeu uma sequência de três dias de ganhos, com a Anglo American caindo 4% depois que o presidente da BHP disse que não está mais interessado na mineradora britânica.
Enquanto isso, a economia da zona do euro cresceu mais rápido do que o esperado no último trimestre, mas as perspectivas são fracas devido às ameaças de tarifas de uma possível Presidência de Donald Trump nos Estados Unidos, à escalada das tensões comerciais com a China e à confiança do consumidor abalada.
A maior surpresa veio dos dados do PIB do terceiro trimestre da Alemanha, que mostraram que a maior economia da Europa inesperadamente evitou uma recessão, mas a inflação subiu mais do que o esperado em outubro.
"De modo geral, vemos pouco nesses dados para dar suporte às expectativas do mercado de um corte de 50 pontos-base nos juros em dezembro... Nossa previsão continua sendo de um corte de 25 pontos-base", disse Claus Vistesen, economista-chefe da Pantheon Macroeconomics para a zona do euro.
O BCE cortou as taxas de juros em 25 pontos-base neste mês, reconhecendo a desaceleração da inflação e a piora das perspectivas econômicas.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,73%, a 8.159,63 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,13%, a 19.257,34 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,10%, a 7.428,36 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,21%, a 34.502,70 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,68%, a 11.715,00 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,73%, a 6.391,60 pontos.
0 comentário
Dólar ronda estabilidade na abertura e caminha para ganho semanal com aversão ao risco
China diz estar disposta a dialogar com os EUA para impulsionar comércio bilateral
Rússia diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia foi aviso ao Ocidente
Índices da China têm pior dia em seis semanas com balanços e temores por Trump
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal