HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Floração cafeeiros: 70% das lavouras do Sul de Minas Gerais sofreram impactos devido ao clima adverso

Publicado em 28/10/2024 15:49 e atualizado em 28/10/2024 16:45
Rodrigo Naves Paiva - Eng. Agr. MSc. Fund. PROCAFÉ
Déficit hídrico histórico e altas temperaturas ocasionaram o desfolhamento das floradas, e geram impacto na safra 2025 do café
Podcast

Impacto do clima no pegamento das floradas do café

Logotipo Notícias Agrícolas

A florada do café é um momento crucial para a produção do grão. O déficit hídrico histórico, aliado as altas temperaturas, resultaram no desfolhamento dos cafeeiros, e vem afetando o pegamento das floradas. As informações são do engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, Rodrigo Naves Paiva.

Estudos apontam que quanto maior a desfolha dos cafeeiros, menor será sua produtividade. De acordo com o engenheiro, este cenário de desfolha intenso das floradas observado em várias regiões do Brasil, já traz impacto significativo para a safra 2025 de café. 

As chuvas são importantes para o andamento da produção, mas não recuperarão o que já foi perdido. Segundo Rodrigo, 70% das lavouras do Sul de Minas Gerais já sofreram impactos devido ao clima adverso. 
Para ele, alguns manejos que tendem a aprofundar mais o sistema radicular do cafeeiro, juntamente com um amplo projeto de irrigação, podem ajudar a mitigar os impactos das condições climáticas adversas nos cafezais. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Raphaela Ribeiro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário