Floração cafeeiros: 70% das lavouras do Sul de Minas Gerais sofreram impactos devido ao clima adverso
Impacto do clima no pegamento das floradas do café
A florada do café é um momento crucial para a produção do grão. O déficit hídrico histórico, aliado as altas temperaturas, resultaram no desfolhamento dos cafeeiros, e vem afetando o pegamento das floradas. As informações são do engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, Rodrigo Naves Paiva.
Estudos apontam que quanto maior a desfolha dos cafeeiros, menor será sua produtividade. De acordo com o engenheiro, este cenário de desfolha intenso das floradas observado em várias regiões do Brasil, já traz impacto significativo para a safra 2025 de café.
As chuvas são importantes para o andamento da produção, mas não recuperarão o que já foi perdido. Segundo Rodrigo, 70% das lavouras do Sul de Minas Gerais já sofreram impactos devido ao clima adverso.
Para ele, alguns manejos que tendem a aprofundar mais o sistema radicular do cafeeiro, juntamente com um amplo projeto de irrigação, podem ajudar a mitigar os impactos das condições climáticas adversas nos cafezais.
0 comentário
Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia