Durante rodada internacional, Secretaria de Agricultura de SP apresenta os avanços do agro

Publicado em 25/10/2024 15:44
O secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, participou de encontros na FAO, em Roma; Esta semana, agenda girou em torno da Sial em Paris

O mundo está olhando para o agro paulista. Essa é a avaliação do Secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, ao retornar de uma intensa agenda de compromissos na Europa. Pela primeira vez em sua história, o governo de São Paulo visitou a sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma, na Itália. Piai também esteve em Paris para visitar um dos maiores eventos do setor alimentício no mundo: a SIAL Paris.

A agenda foi uma grande oportunidade para buscar apoio internacional e apresentar as políticas públicas e os avanços sustentáveis do agro paulista. Na Itália, o secretário pleiteou US$200 milhões ao Centro de Investimentos da FAO, que trabalha diretamente com o Banco Mundial, para o projeto Agro SP +Verde da Secretaria de Agricultura, que será analisado pela Comissão de Financiamento Externo (Cofiex), no mês de novembro. “É mais de R$ 1 bilhão em prol da agricultura familiar do Estado de São Paulo, que trará desenvolvimento, emprego e renda, mas principalmente, sustentabilidade. Estamos confiantes de que será aprovado”, comemorou Piai.

Vale destacar, que segundo o secretário, o recurso será destinado a projetos no âmbito da conectividade, da recuperação de estradas rurais e em pagamentos por serviços ambientais, com foco na preservação de mananciais e nascentes. “É a primeira vez que São Paulo participa do Fórum Internacional da FAO e isso trará muitos resultados positivos para o agro paulista”, explica.,

Além desse compromisso na FAO, o secretário participou de outros encontros onde pode apresentar as medidas adotadas em prol do agro paulista, em conformidade com o meio ambiente. “Mostramos tudo o que São Paulo está fazendo no quesito ambiental, mostramos o sistema do Cadastro Ambiental Rural, que estamos avançados, mostramos o Programa Rotas Rurais, que já foi premiado mundialmente e faz o endereçamento rural das propriedades. Demonstramos também a potência agroambiental que é São Paulo e pleiteamos uma análise regionalizada dos estados brasileiros para ver a realidade entre os estados. Nosso objetivo foi mostrar que a área preservada em São Paulo só aumenta e estamos abertos e prontos para recebermos investimentos”, destacou Piai.

Depois de uma agenda repleta de compromissos em Roma, o secretário de Agricultura viajou para França, onde visitou, na última semana, a SIAL Paris e, também, a Louis Dreyfus, uma das maiores traders do mundo, e responsável pela produção de 30 mil hectares de laranja no Brasil, sendo a maior parte no Estado de São Paulo. Segundo Guilherme Piai, os diretores da empresa garantiram que seguirão investindo e pretendem expandir em regiões onde o Greening está menos presente. Além disso, foi fechada uma parceria na área de pesquisa, entre a empresa e os institutos ligados à SAA. “Fomos parabenizados pelo nosso trabalho de combate a doença que afeta nossa citricultura, uma grande batalha, mas que estamos vencendo. Essa reunião nos mostrou que estamos no caminho certo”, comemorou o secretário.

Durante a visita à SIAL Paris, Guilherme Piai ficou admirado com a participação brasileira no maior evento do setor mundo. Nesta edição, quase 100 empresas nacionais estavam presentes, no Parque de Exposições Paris-Nord Villepinte, que se consolida como um centro global de tendências e inovações, promovendo a diversidade culinária e fomentando novas parcerias comerciais. “Visitei vários estandes de empresas nacionais e internacionais, que querem investir em São Paulo, e a boa notícia é que o mundo está olhando para o agro paulista, pela nossa capacidade de produzir com qualidade com responsabilidade ambiental”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Secretária de Agricultura de SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário