Suinocultura brasil: Academia do Fomento é nesta terça-feira (22)
A ‘Academia do Fomento’, evento que será realizado amanhã, dia 22 de outubro, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR), vai trazer uma programação de palestras, mesas redondas e debates envolvendo liderança, método e conhecimento técnico, os três pilares que marcam a atuação dos profissionais mais preparados dentro da indústria de aves e suínos. Das 9 horas às 10 horas, os inscritos serão recepcionados na área do evento dentro do Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention. Às 10 horas, Nado Dalmazo, Dalmazo, profissional com mais de quarenta anos de experiência no mercado com foco no Gerenciamento de Processos e Formação de Equipes, e a Engenheira Agrônoma da KCS Agro, Kali Simioni, vão falar sobre as ‘Ferramentas para o aumento da eficiência no trabalho de campo’. “Traçaremos o perfil de extensionistas vencedores, que sempre buscam conectar-se e conhecer genuinamente os produtores granjeiros e os funcionários para saberem o ponto onde estão e quais necessidades desejam alcançar”, adianta Kali Simioni. “É necessária uma nova postura profissional para avançar na Proteína Animal 2030. Extensionista bom é o que vira”, destaca Naldo Dalmazo, que já atendeu empresas como JBS, BRF e grandes cooperativas exportadoras brasileiras. A apresentação termina às 12h15m, seguida pelo almoço, até 13h30m.
A tarde começa com o Consultor e Professor da Fundação Getúlio Vargas Rodolfo Araújo, tratando do tema ‘Negociação e Persuasão para Extensionistas Rurais’. Rodolfo tem formação em Administração de Empresas, Gestão e Tecnologia da Informação, e viaja o Brasil falando sobre estratégia em negociação, aplicando cursos e treinamentos corporativos, abordando as fases de planejamento, execução e administração de plataformas de Ensino à distância. “É difícil encontrar alguém que reconheça que não sabe negociar. E isso é vital no mundo moderno, de exigências sem fim, tanto no trabalho como nas relações pessoais”, explica.
A segunda apresentação do período vai examinar os três pilares para uma comunicação de sucesso, com a psicóloga e especialista em gestão de pessoas, neurociências e comunicação, Shana Waitraub. “Em um mundo de pouca concentração, muita informação e alto nível de estresse, prender a atenção de alguém de imediato é ainda mais desafiador. Não basta ser só atrativo e assertivo na comunicação. Mais do que saber falar, é preciso saber se comunicar, causar impacto e passar o seu recado de maneira direta”, detalha.
A partir das 14h:50m, o Médico Veterinário e Consultor Guilherme Brandt detalha as ‘Estratégias para recuperação de produtores de baixo desempenho’. Brandt utiliza os mais de trinta anos de carreira na área de Produção Animal e Agroindústria, em multinacional do ramo alimentício, maior produtora de suínos e aves do Brasil, para explicar como as granjas que enfrentam problemas podem ‘virar o jogo’ usando conhecimento em reprodução, planejamento estratégico, vivência com gestão de equipes de alta performance e investimentos para aumento nos volumes de produção e produtividade. “Novos modelos de produção e gestão podem auxiliar as granjas rapidamente a entrar em um novo período, de margens e lucratividade maiores. Vamos mergulhar neste cenário”, afirma.
Na sequência, a Academia do Fomento terá um intervalo das 15:30 às 16:30. Logo depois, a jornada vai ser marcada por uma mesa redonda sobre ‘Extensão Rural na Avicultura e Suinocultura: Conexão, Metodologia, Integração e Cooperação entre Lideranças, Extensionistas e Produtores’. Com mediação de Naldo Dalmazo e os convidados José Brunoro, da BRF; Daniel Dalla Costa, da Cooperativa Lar; Maykon Buttini, da Cooperativa C. Vale, e Décio Panazollo, da Pluma. Além de Andrea Pereira, da Cooperativa Colônias Unidas (CCU), do Paraguai, criada em 1953 por pequenos produtores paraguaios e que hoje tem mais de quatro mil associados.
A partir das 17:30m, a Academia do Fomento mostra a última palestra, com Paulo Storani tratando de ‘Quem determina o que é uma missão não é quem impõe a tarefa, mas quem a recebe e decide cumpri-la’. Storani é mestre em antropologia social, pós-graduado em administração pública e gestão de pessoas, graduado e pós-graduado em educação física, graduado pela Escola de Formação de Oficiais (Academia da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) e professor de cursos de pós-graduação. Capitão veterano do Batalhão de Operações (BOPE) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, mestre de tiro policial, com especialização em cursos nos Estados Unidos e em Israel. Foi consultor dos filmes ‘Tropa de Elite 1’ e ‘Tropa de Elite 2’, consultor de empresas na área de treinamento e analista de políticas públicas de segurança pública e palestrante. “Assim como é possível formar uma Tropa de Elite na área de Segurança, também é possível reunir um time de excelência para produzir carne de qualidade e com boa produtividade. As bases motivacionais e de disciplina são absolutamente as mesmas”, garante.
A academia é um programa de formação e atualização voltado para quem trabalha diretamente com empresas, cooperativas e criadores e vai abordar três pilares essenciais: métodos e técnicas de extensão rural, aprendizagem e comunicação assertiva. “Vai ser a partida para encontros presenciais anuais, presenciais, on line e dentro das áreas de produção, conectando e valorizando os profissionais do fomento”, afirma Flavia Roppa, responsável pelo lançamento da plataforma. A extensão rural tem o intuito de garantir a qualidade da produção, gerando emprego, renda, melhora da qualidade de vida no campo e, consequentemente, implicando resultados positivos nas regiões de todo o país. “Será um dia inteiro de mergulho no desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes. Para que ele transforme-se em um gerador de resultados para as granjas, agropecuárias e indústrias de aves e suínos”, ressalta Alexandre Lima, responsável pelo lançamento da plataforma.
ACADEMIA DO FOMENTO
Data: Dia 22 de outubro de 2024
Local: Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Foz do Iguaçu,
Paraná, Brasil
Público alvo: Extensionistas rurais, produtores, profissionais e líderes do
fomento da indústria de aves e suínos de todo o país
Exclusivo para empresas apoiadoras
Inscrições: https://eventos.equalizee.com.br/porkexpo/academiafomento
0 comentário
Volume embarcado de carne de frango alcança 164,5 mil toneladas até a 2ª semana de janeiro/25
Preço médio pago pela a carne suína exportada registra avanço de 11,9% até a segunda semana de janeiro/25
Embarques de Carnes de peru e de pato somam US$ 165 milhões em 2024
Frango vivo sobe 1,52% no Paraná nesta sexta-feira (10)
Preços do suíno vivo encerram esta sexta-feira (10) em campo misto
Suínos/Cepea: relatório traz informações do desempenho do setor em dezembro