Minério de ferro cai em Dalian por dados fracos da China e registra perda semanal

Publicado em 18/10/2024 08:26 e atualizado em 18/10/2024 09:48

Logotipo Reuters

 

Por Gabrielle Ng

CINGAPURA Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian caíram nesta sexta-feira, fechando a semana em baixa, influenciados por dados que mostram fraqueza contínua da economia e do mercado de aço da China, embora as notícias de novas medidas do banco central chinês tenham limitado as perdas.

O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com queda de 1,55%, a 760,5 iuanes (106,95 dólares) a tonelada. Na semana, a perda foi de 3,12%.

O minério de ferro de referência para novembro na Bolsa de Cingapura subia 1,79%, a 101,4 dólares a tonelada, enquanto na semana o contrato registra queda de 6,2%.

A economia da China cresceu no terceiro trimestre no ritmo mais lento desde o início de 2023 e, embora os números de consumo e da produção das fábricas tenham superado as previsões no mês passado, a queda do setor imobiliário continua sendo um grande desafio para Pequim, que corre para revitalizar o crescimento.

"O mercado continua insatisfeito com o foco direcionado para a limpeza de estoques no setor imobiliário", disseram analistas do ANZ, após uma importante reunião sobre política imobiliária na quinta-feira, que não contou com novas medidas de estímulo.

"A crescente dependência de estímulos para sustentar os preços provavelmente levará os investidores a uma decepção permanente."

O Banco Popular da China deu início nesta sexta-feira a dois esquemas de financiamento e pediu a rápida adoção de políticas financeiras para dar suporte aos mercados de capitais, o que impulsionou o sentimento dos investidores.

Enquanto isso, a produção de aço bruto da China em setembro caiu pelo quarto mês consecutivo, caindo 1,1% em relação a agosto e 6,1% em relação ao ano anterior, desapontando as expectativas de recuperação.

Entretanto, o ritmo de declínio diminuiu em relação a agosto, ajudado pela série de medidas de estímulo de Pequim e por uma melhora na lucratividade das usinas.

(Reportagem de Gabrielle Ng)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário