Preços da arroba do boi seguem firmes, mas possível repasse no preço da carne no atacado é ponto de atenção
Publicado em 16/10/2024 12:43
e atualizado em 16/10/2024 14:01
Felipe Fabbri - Analista de Mercado da Scot Consultoria
Segundo analista, preços acima dos R$ 300,00 já se espalham por outras praças, como MS, PR, e GO
Podcast
Preços da arroba do boi seguem firmes, mas possível repasse no preço da carne no atacado é ponto de atenção
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas
3 comentários
Radar Investimentos: 13º salário chegando aos brasileiros pode estimular demanda por carne bovina
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo, em São Paulo, segue estável
Cálculo da média do preço da @ do boi para dezembro na B3 começa nesta sexta-feira (20) devido a feriados
Radar Investimentos: Os contratos do boi gordo se valorizaram ontem
Boi/Cepea: Vantagem do preço da carne sobre boi gordo é recorde
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo em São Paulo
Alex Lopes Sorocaba - SP
Pelo visto a picanha vai ficar somente no imaginário do iludido eleitor do Lula
Aloísio Brito Unaí - MG
Eu quero saber qual o valor específico da carne no varejo que limite o consumo. Essa informação seria a realmente necessária para avaliarmos cenários e vincular estratégias.
SEO ALOÍSIO, o consumo de proteína animal apresenta muitas variáveis. Os preços aumentam nessa ordem carne branca (peixes e aves), carne vermelha (suínos e bovinos). Quanto ao mercado de carne vermelha, temos carne de 2ª e carne de 1ª. Quando a carne de segunda começa a subir (demais) o preço, o consumidor opta para consumir as carnes brancas. No caso da carne de 1ª o consumidor que compra é uma classe de posse monetária mais alta. Então, se sobe 20 ou 30% o preço, ele não deixa de consumir, pois esse valor não representa muito no seu orçamento. Tanto é verdade que, quando o preço da carne vermelha sobe (muito), o que sobra nas mãos dos atacadistas são os dianteiros das carcaças, ou seja onde se encontram os cortes da carne de 2ª. Devido a migração dos consumidores para as carnes brancas. Como o boi/vaca quando é abatido o traseiro e o dianteiro vem no pacote e devem ser consumidos. Não tem como matar só uma parte e deixar a outra pra trás. Enfim é difícil explicar nesse espaço, mas ... O TREM É BRUTO !
Numa "conta de papel de pão", para saber se o frigorifico esta ganhando muito é só pegar os valores no atacado dos chamados; DIANTEIRO , PA & TRASEIRO. ... O preço do DIANTEIRO ... multiplica-se por (6) SEIS ... DO PA (ponta de agulha= costela) ... multiplica-se por (2) DOIS ... & ... TRASEIRO ... multiplica-se por (7) SETE. A soma dos resultados deve ser IGUAL AO VALOR DA @ QUE ESTÁ SENDO PAGO. Se for abaixo o frigorifico está levando FERRO... & ... se for acima é o que ele está ganhando por @. Logo uma planta que abate 1.000 cabeças de bovinos/dia, supondo uma média de 16@/cab. Dá um total de 16.000@/dia vezes o lucro ou prejuízo auferido. Pois os frigorificos que não tem sala de desossa tem que vender as carcaças e quem dita o preço é o MERCADO. Veja que todas as plantas da FRIBOI vivem construindo apêndices. Isso tem um "porquê", eles querem vender cada vez mais cortes variados. Tanto que hoje, os consumidores já mudaram sua preferência por cortes de carnes maturadas e outras "manias". Isso é produto com valor agregado que o "REI DA PROTEÍNA ANIMAL DO MUNDO ESTÁ NOS CONDICIONANDO A CONSUMIR"! ... CAPICHÊ?
AH! Esqueci de dizer: Veja que os fatores de multiplicação 6 ... 2 ... 7 ... Se somados dão o número 15, que é exatamente o número de quilos da @. Veja que tudo tem um segredo a ser descoberto. Isso que me ensinou foi um dono de um pequeno frigorifico na década de 80 do século passado. Acho que hoje isso já não se aplica mais. Mais, serve pra gente contar "estória"!
Muito obrigado pelos esclarecimentos Sr Paulo Rensi. Compreendo perfeitamente.
Entretanto, o que eu queria dos anaslistas é um dado secreto das máquinas do varejo, um gráfico feito pelo sistema mostrando quando começa a diminuir o consumo conforme o preço vai subindo. Essas informações em tempo real só os "caras" possuem.
Inté a próxima.
Aloísio Brito Unaí - MG
Os analista esqueceram que o valor da carne no varejo não reduziu na mesma proporção e a @ do boi/vaca? Vocês não lembram de mencionar que o preço da carne abaixou muito pouco na gôndola? Por quê esses analistas sempre esquecem disso quando a @ sobe?
A pergunta é quem paga pelas análises dos nobres analistas, os pecuaristas por certo não são.