Potencial do etanol brasileiro para a descarbonização do setor aéreo é tema de seminário no Japão
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), com apoio da Embaixada do Brasil no Japão, realizam, no dia 18 de outubro, em Tóquio, um seminário para debater a descarbonização do setor aéreo. A iniciativa é promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e conta com a participação do governo japonês, representado pelos ministérios da Economia, Comércio e Indústria (METI) e da Indústria e Transporte (MLIT), além do Instituto de Economia da Energia do Japão (IEEJ).
Com o tema "Etanol brasileiro: principais atributos para descarbonizar o setor de aviação", o seminário tem como objetivo compartilhar informações sobre os atributos do etanol brasileiro para produção do combustível sustentável da aviação (SAF) e as oportunidades de colaboração com o Japão nas metas de redução das emissões.
Atualmente, a Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) reconhece onze vias de produção de biocombustíveis para SAF. Entre elas, uma das alternativas mais promissoras é o Alcohol-to-Jet (ATJ). “Essa via usa etanol como matéria-prima e coloca o Brasil em posição de destaque na rota de descarbonização do setor da aviação”, explica o presidente da UNICA, Evandro Gussi. “Nesse sentido, o nosso país tem alto potencial de colaboração com outras nações, como é o caso do Japão”, completa Gussi.
O seminário contará com a presença de diversas autoridades, entre elas o embaixador do Brasil no Japão, Octávio Henrique Côrtes; o diretor adjunto da Divisão de Política de Infraestrutura de Fornecimento de Combustíveis da Agência de Energia e Recursos Naturais, Taku Hisai; e o membro do Conselho e diretor responsável pela Unidade de Energia Limpa do IEEJ, Yoshihiko Omori, além de representantes de empresas do setor de bioenergia no Brasil.
FEIRA AEROESPACIAL
O seminário promovido pelo Brasil faz parte da programação da Exposição Aeroespacial Internacional do Japão 2024, que será realizada em Tóquio, entre 16 e 19 de outubro de 2024. Trata-se de uma das maiores exposições aeroespaciais do país, reunindo empresas privadas e agências governamentais, que atuam na fabricação, operação e manutenção nas áreas de aviação, espaço e defesa.
Durante os três dias de evento, o potencial do etanol brasileiro para a produção de SAF também será fomentado no espaço da feira, em estande que apresenta os benefícios ambientais e socioeconômicos do biocombustível e sua contribuição para a mobilidade aérea.
A participação do Brasil, segundo maior produtor mundial de etanol, é uma iniciativa conjunta da UNICA, ApexBrasil e Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), com apoio da Embaixada do Brasil em Tóquio.
0 comentário
Açúcar fecha com alta de quase 3% em NY diante de queda de produção na Índia
Etanol sobe 18,61% e gasolina 9,39% no acumulado de 2024, afirma Edenred Ticket Log
Ganhos do açúcar superam 2% em Nova York na tarde desta 5ª feira (02)
Produção de açúcar da Índia cai 15,5% ano a ano com menor produção de cana, diz órgão comercial
Açúcar registra leves altas nesta 5ª feira (02) nas bolsas de Nova York e Londres
Etanol/Perspectiva Cepea: Produtividade da cana da safra 2025/26 deve ser menor