Abiec lança Grupo de Trabalho para Sustentabilidade na Indústria da Carne entre Brasil e China
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) anunciou hoje, no Fórum Mundial de Inovação Agroalimentar de 2024 (WAFI), a criação do Grupo de Trabalho em Sustentabilidade na Indústria da Carne Brasil-China. A iniciativa, em parceria com a China Meat Association, o Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC) e o World Resources Institute (WRI), visa a fomentar práticas sustentáveis no comércio de carne bovina entre os dois países. A sustentabilidade é um dos pilares do projeto Brazilian Beef, iniciativa que é fruto da parceria entre a Abiec e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A formalização do grupo ocorreu durante o evento “Cooperação Comercial Agrícola China-Brasil e Desenvolvimento Verde”, que celebrou o 50º aniversário das relações diplomáticas entre as duas nações. O diretor de Sustentabilidade da Abiec, Fernando Sampaio, destacou que essa aliança é um marco importante para fortalecer o diálogo entre exportadores e importadores sobre critérios de sustentabilidade e garantir que a carne bovina brasileira continue a ser produzida de forma eficiente e com menor impacto ambiental.
Parceria estratégica
China e Brasil, os dois maiores players do agronegócio mundial, têm uma sólida base de cooperação. A China é o maior mercado consumidor de produtos agrícolas, enquanto o Brasil é seu principal fornecedor. Essa relação se fortalece à medida que cresce a demanda chinesa por carne bovina, que impulsiona a eficiência na produção brasileira, ao mesmo tempo em que o país busca reduzir impactos ambientais.
“O Brasil tem uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo, e a indústria exportadora de carne bovina já implementou protocolos de monitoramento que garantem a conformidade com essas normas”, afirmou Sampaio. “Nosso desafio agora é garantir o reconhecimento internacional desses esforços e expandir a cooperação em sustentabilidade com a China”. Complementa Sampaio.
Sustentabilidade em foco
O Grupo de Trabalho recém-lançado terá como missão central facilitar o intercâmbio entre Brasil e China sobre as melhores práticas de sustentabilidade na cadeia de carne bovina. A iniciativa visa a assegurar que a produção respeite rigorosos critérios ambientais, promovendo transparência e cooperação entre os países.
A Abiec integra uma missão brasileira à China, com apoio da ApexBrasil e liderada pelo assessor especial do Ministro da Agricultura, Carlos Augustin. A delegação inclui visitas a instituições de pesquisa agrícola e encontros para captação de recursos destinados a investimentos sustentáveis no Brasil.
“Com essa iniciativa, Brasil e China reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento de uma agropecuária verde, eficiente e preparada para os desafios globais de segurança alimentar e sustentabilidade”, finaliza.
0 comentário

Mercado do boi gordo deve caminhar de forma lateralizada nas próximas semanas, com exportações sustentando preços

Evento deve ofertar mais de 27 mil animais para arremate neste sábado (26)

De olho na estação de monta, escolha de boa genética é decisiva

Curto prazo deve ser de mercado 'lateralizado' para os preços do boi gordo

Scot Consultoria: Preços da arroba estáveis nas praças paulistas

Radar Investimentos: Compradores priorizando negociações pontuais no mercado do boi gordo