Petróleo cai mais de 4% com possível cessar-fogo entre Hezbollah e Israel
Por Erwin Seba
HOUSTON (Reuters) - Os preços do petróleo fecharam com queda de mais de 4% nesta terça-feira devido a notícias de um possível cessar-fogo entre o Hezbollah e Israel, embora os contratos tenham encontrado algum apoio devido a temores de um eventual ataque à infraestrutura de petróleo iraniana.
Os futuros do petróleo Brent fecharam com queda de 3,75 dólares, ou 4,63%, a 77,18 dólares o barril. Os futuros do West Texas Intermediate dos Estados Unidos fecharam em queda de 3,57 dólares, ou 4,63%, a 73,57 dólares o barril. Em suas mínimas da sessão, ambos caíram mais de 4 dólares o barril.
"Continuamos muito dependentes das manchetes", disse John Kilduff, sócio da Again Capital LLC. "Esta manhã, ouvimos sobre o potencial cessar-fogo. Então, recebemos indicações de que as metas ainda estão sendo definidas e as metas de energia estão na mistura."
"Que o Hezbollah está aberto a um cessar-fogo é o tipo de manchete que faz as pessoas pularem", disse Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group. "Deve haver muita volatilidade para cima e para baixo neste conflito."
O Brent ultrapassou 80 dólares por barril pela primeira vez desde agosto na segunda-feira, antes de fechar com uma alta diária de mais de 3%. Isso ocorreu depois do contrato registrar o maior ganho semanal em mais de um ano, de aproximadamente 8%, na semana passada, devido a crescentes preocupações com uma guerra se espalhando no Oriente Médio.
O Hezbollah deixou a porta aberta nesta terça-feira para um cessar-fogo negociado com Israel depois que as forças israelenses aumentaram as apostas no conflito com seu inimigo apoiado pelo Irã ao fazer novas incursões no sul do Líbano.
O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, disse nesta terça-feira que aparentemente o substituto do líder morto do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, também havia sido eliminado.
Na noite de terça-feira, o exército israelense alertou as pessoas para que se afastassem de prédios específicos nos subúrbios ao sul de Beirute.
A alta do preço do petróleo começou depois que o Irã lançou mísseis contra Israel em 1º de outubro. Israel jurou retaliar e disse que estava avaliando suas opções.
Alguns analistas disseram que um ataque à infraestrutura de petróleo iraniana era improvável e alertaram que os preços do petróleo podem sofrer considerável pressão de queda se Israel se concentrar em qualquer outro alvo.
Nos EUA, o furacão Milton se intensificou e se tornou uma tempestade de categoria 5 a caminho da Flórida, depois de forçar o fechamento de pelo menos uma plataforma de petróleo e gás no Golfo do México na segunda-feira.
(Reportagem de Erwin Seba em Houston; Reportagem adicional de Arunima Kumar e Robert Harvey em Londres e Emily Chow em Cingapura)
0 comentário
Preços do petróleo sobem perto de 2% com otimismo sobre China
Preços do petróleo sobem com otimismo da China enquanto investidores retornam após férias
Petróleo sobe com aumento da demanda por diesel em negociações fracas de fim de ano
Gabinete iraquiano aprova projeto de oleoduto Basrah-Haditha de US$ 4,6 bilhões
Gasolina e etanol encerram 2024 em alta com aumento em dezembro, aponta Edenred Ticket Log
Petróleo sobe em negociações escassas de feriado