Exportações de óleo de palma da Indonésia devem cair com demanda local em alta e menor produção
Por Rajendra Jadhav
MUMBAI (Reuters) - As exportações de óleo de palma da Indonésia devem diminuir este ano devido ao aumento do consumo doméstico, após a elevação do mandato de mistura de biodiesel, e à ligeira diminuição na produção, disse um representante da indústria à Reuters nesta quinta-feira.
A redução da produção no maior produtor mundial do óleo tropical limitaria as exportações e daria suporte aos preços de referência da Malásia.
As exportações do país podem cair 2 milhões de toneladas, para 30,2 milhões de toneladas em 2024, em relação ao ano anterior, disse Fadhil Hasan, chefe da divisão de comércio e promoção da Associação Indonésia de Óleo de Palma (GAPKI), nos bastidores da conferência "Globoil" em Mumbai.
No primeiro semestre de 2024, as exportações caíram 7,6%, para 15,06 milhões de toneladas, disse ele.
É provável que a produção caia em 1 milhão de toneladas, para 53,8 milhões de toneladas, já que o clima seco do ano passado está reduzindo a produtividade, acrescentou.
"Não houve melhora na produtividade este ano nem expansão da área. Prevemos que este ano resultará em uma redução da produção em 1 milhão de toneladas."
A produção caiu para 26,2 milhões de toneladas no primeiro semestre, de 27,3 milhões de toneladas no ano passado, de acordo com a GAPKI.
"Mesmo se presumirmos que a produção no segundo semestre permanecerá no nível do ano passado, ainda assim terminaremos o ano com uma produção menor", disse Hasan.
A Indonésia aumentou a participação do óleo de palma misturado ao biodiesel para 35% em 2023 e a implementou em todo o país a partir de 1º de agosto de 2023.
Isso elevaria o consumo de óleo de palma a um recorde de 24,2 milhões de toneladas em 2024, de 23,2 milhões de toneladas no ano passado, disse ele.
No mês passado, o Ministério da Energia da Indonésia disse que planeja aumentar a mistura para 40% em janeiro de 2025, em um esforço para reduzir as importações de combustível e as emissões de combustíveis fósseis.
O aumento do consumo deverá reduzir o excedente para exportações, o que ajuda Jacarta a levantar fundos para implementar seu programa de biodiesel, disse Hasan.
"O governo deve considerar cuidadosamente as tendências de produção e exportação antes de aumentar o mandato de mistura. As exportações geram receitas que sustentam o programa de biodiesel."
(Reportagem de Rajendra Jadhav)
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros