ONS eleva previsão de carga de energia em setembro e reduz expectativa para reservatórios
SÃO PAULO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elevou sua previsão para a carga nacional de energia em setembro, ao mesmo em que apontou um nível menor que o esperado anteriormente para os principais reservatórios de hidrelétricas do país ao final deste mês.
Em boletim divulgado nesta sexta-feira, o órgão projetou um crescimento de 3,2% para a carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) ante setembro de 2023, a 79.679 megawatts médios, contra 1,5% estimado há uma semana.
Já para os reservatórios das usinas hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, a expectativa é de que atinjam 46,9% da capacidade ao final deste mês, ante 47,4% previstos na semana anterior.
A queda do armazenamento dos reservatórios ocorre em meio a uma seca severa no país, que tem elevado a demanda por energia e reduzido o potencial de geração hidrelétrica devido às afluências muito abaixo da média histórica.
O ONS fez pequenos ajustes nas estimativas de chuvas que deverão chegar em setembro às hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste (48% da média, ante 49% da previsão anterior) e do Nordeste (42%, ante 43%), enquanto manteve a projeção para o Norte (49%) e elevou para o Sul (53%, ante 36%).
(Por Letícia Fucuchima)
0 comentário
Galípolo diz em carta que BC tem tomado providências para que inflação atinja a meta
Ibovespa fecha em queda com forte declínio de índices em NY
Dólar sobe quase 1% após dados de emprego nos EUA e termina semana acima de R$6,10
Taxas de juros longas sobem no Brasil após dados fortes do mercado de trabalho dos EUA
Governo brasileiro autoriza Bolt a importar energia da Venezuela; teste começa este mês
Ações europeias caem conforme salto de empregos nos EUA alimenta temores de inflação