IBGE reduz previsão de safra de café 2024 do Brasil, mas ainda vê aumento anual
SÃO PAULO (Reuters) - A produção brasileira de café foi estimada nesta quinta-feira em 59,7 milhões de sacas de 60 kg, decréscimo de 1,6% em relação ao mês anterior, de acordo com números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em meio a uma seca que afetou o tamanho dos grãos.
Contudo, no comparativo com 2023, a produção de café do Brasil cresceu 4,8%, em decorrência dos aumentos de 3,6% no rendimento médio e de 1,2% na área. A colheita de 2024 já foi finalizada.
Para o café da espécie arábica, a produção estimada foi de 42 milhões de sacas de 60 kg, declínio de 0,4% em relação ao mês anterior e tendo crescimento de 6,5% em relação ao ano anterior.
Para o café canéfora, a estimativa da produção foi de 17,7 milhões de sacas de 60 kg, decréscimo de 4,4% em relação ao mês anterior, com declínios de 3,3% na área colhida e de 1,1% no rendimento médio. A queda mensal é fruto de reavaliações que ocorreram em Rondônia, disse o IBGE.
(Por Rodrigo Viga Gaier)
0 comentário
Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia