HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

IMEA: Fase inicial do plantio da soja pode ser mais lento no Mato Grosso por falta de chuvas

Publicado em 03/09/2024 10:52 e atualizado em 03/09/2024 11:25
Cleiton Gauer - Superintendente do Imea
Não há previsões de chuvas, pelo menos, na primeira quinzena de setembro, e produtores não devem arriscar plantar no pó
Podcast

Fase inicial do plantio da soja pode ser mais lento no Mato Grosso por falta de chuvas, diz especialista

Logotipo Notícias Agrícolas

O plantio da soja no Estado do Mato Grosso será liberado no próximo sábado, dia 7 de setembro. Entretanto, segundo Cleiton Gauer, superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a fase inicial de semeadura deve ser mais lenta. O motivo é que o solo não está em condições de receber as sementes e a previsão é de que somente após a segunda quinzena de setembro haja previsão de chuvas.

Gauer explica que os produtores não vão arriscar plantar no pó, sendo esta uma alternativa extrema, caso as chuvas não cheguem e a janela de plantio vá se aproximando do fim. Os produtores do Estado, ainda conforme Gauer, estão mais cautelosos no planejamento para esta safra, e devem investir menos em tecnologia tendo em vista a incerteza em relação à rentabilidade da soja.

A estimativa de safra para setembro manteve a projeção de área de soja para a safra 24/25 em Mato Grosso em 12,66 milhões de hectares, conforme o que havia sido relatado em agosto, o que significa um aumento de 1,47% em relação ao ciclo anterior. O volume de produção prospectado anteriormente também foi mantido na casa das 44,04 milhões de toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário