Minério de ferro cai com fraca demanda da China e forte oferta global

Publicado em 17/07/2024 09:00 e atualizado em 17/07/2024 09:33

Logotipo Reuters

 

Por Gabrielle Ng

CINGAPURA (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro caíram para uma mínima de quase três semanas nesta quarta-feira, prejudicados pela fraca demanda sazonal da China, principal mercado consumidor do minério, e pelo aumento da oferta global.

O contrato de setembro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com queda de quase 2,7%, a 805 iuanes (110,78 dólares) a tonelada, o menor valor desde 26 de junho.

O minério de ferro de referência para agosto na Bolsa de Cingapura recuo 2,34%, a 104,85 dólares a tonelada. O contrato atingiu uma baixa intradiária de 104,3 dólares a tonelada, o menor patamar desde 28 de junho.

A queda nos futuros do minério de ferro ocorre em meio a preocupações com a fraca demanda na China, enquanto a oferta aumenta, disseram os analistas do ANZ em nota.

Os investimentos em imóveis na China caíram 10,1% no primeiro semestre de 2024 em relação ao ano anterior, e as vendas de casas por área útil diminuíram 19%, segundo dados oficiais.

As tempestades extremas que atingiram a região sul da China neste verão estão agora se deslocando para as províncias do centro e do norte.

As usinas siderúrgicas estão mantendo baixos estoques de minério de ferro, com baixo entusiasmo de compra, disse a consultoria chinesa Steelhome.

A produção de minério de ferro bruto da China em junho aumentou 9,9% em relação ao ano anterior, atingindo 96,62 milhões de toneladas, segundo dados do Departamento Nacional de Estatísticas do país divulgados na quarta-feira.

A BHP, a maior mineradora de capital aberto do mundo, divulgou um recorde anual de produção de minério de ferro pelo segundo ano consecutivo, ajudado pela melhora das condições climáticas e pela maior contribuição de suas operações em South Flank, na Austrália Ocidental.

A brasileira Vale expressou confiança de que atingiria o ponto mais alto de seu guidance para a produção de minério de ferro em 2024, depois que a produção aumentou no segundo trimestre.

A empresa informou que a produção do ingrediente siderúrgico no trimestre encerrado em junho cresceu 2,4% em relação ao ano anterior, para 80,6 milhões de toneladas.

(Reportagem de Gabrielle Ng)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário