CNA, Cepea e produtores discutem indicador de preços do feijão para DF e Entorno
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) se reuniram, na última semana, com produtores de feijão do Distrito Federal (DF) e municípios do Entorno para levantar dados sobre a cultura na região dentro da estratégia de construir indicadores regionais para o grão.
Técnicos das duas instituições, além de representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF) e sindicatos rurais, tiveram reuniões em Brasília, Cristalina (GO), Paracatu (MG) e Unaí (MG). Essas áreas, caracterizadas por um sistema produtivo uniforme, são especializadas na terceira safra irrigada em áreas de pivô central.
Segundo o assessor técnico da CNA, Tiago Pereira, durante as visitas, os produtores destacaram um aumento no cultivo de feijão vermelho e rajado voltado para exportação. No entanto, o feijão carioca continua sendo o principal produto cultivado e comercializado.
A coleta desses dados diretamente no campo faz parte do desenvolvimento de um indicador de preços para a cultura, que servirá de referência para produtores, comerciantes e formuladores de políticas públicas.
Para Alexandre Cenci, Vice-presidente da Fape-DF, a iniciativa da CNA é importante para oferecer uma visão precisa e atualizada do mercado de feijão, contribuindo para decisões mais estratégicas e para a estabilidade do setor.
0 comentário
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio