Wilson Sons, por meio da sua Agência Marítima, aumenta atendimentos a navios que transportam fertilizantes

Publicado em 17/06/2024 11:36
Culturas de soja, milho e cana-de-açúcar estão entre os principais destinos dos produtos importados, essenciais para o agronegócio brasileiro

A Wilson Sons, maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, registrou, nos últimos seis meses em sua Agência Marítima, crescimento de 2% no número de escalas atendidas a navios de fertilizantes, produtos essenciais ao agronegócio do País. No primeiro trimestre de 2024, a companhia se destacou no atendimento à importação de cloreto de potássio, nutriente essencial para o solo brasileiro, utilizado em culturas importantes como soja, milho e cana-de-açúcar, cuja importação pelo Brasil cresceu 6%, atingindo 2,5 milhões de toneladas no período. Além disso, a Wilson Sons aumentou em mais de 30% seus atendimentos a navios que transportaram ureia e sulfato de amônia, fertilizantes amplamente usados em culturas de milho e trigo.

O agronegócio é um setor estratégico para a Wilson Sons, que conta na Agência Marítima, com uma área voltada especialmente para o segmento de fertilizantes, hoje em expansão. Principal exportador mundial de soja e milho, o Brasil vem aumentando as importações de fertilizantes para atender o agronegócio. Somente no ano passado, foram importadas 39,43 milhões de toneladas de fertilizantes, totalizando cerca de US$ 25 bilhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A expectativa de importações para este ano gira em torno de 44 milhões de toneladas, o que significa um aumento de mais de 20% nos últimos 5 anos. Atualmente, os maiores consumidores desses fertilizantes são os polos agrícolas dos estados de Mato Grosso, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul, seguidos por São Paulo e Minas Gerais.

Há mais de duas décadas, a Agência Marítima tem se dedicado ao atendimento customizado de clientes no mercado de fertilizantes, atuando nos principais portos da costa brasileira. Nos últimos 12 meses encerrados em março, 19% dos atendimentos a navios que transportam fertilizantes foram realizados em portos do Arco Norte, como Itaqui (MA), Vila do Conde (PA) e Santarém (PA), sendo responsáveis por boa parte do abastecimento dos estados do Centro-Oeste. A unidade de negócio da Wilson Sons também tem forte presença nos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR), Rio Grande (RS), Vitória (ES) e Salvador (BA), possuindo ainda representantes exclusivos na Europa e um escritório próprio em Shenzhen, na China, para atender os clientes.

“Contamos com uma equipe experiente e especializada nos diferentes tipos de navios e commodities, como o segmento de fertilizantes, pois entendemos a relevância do agronegócio para a economia do Brasil, um dos celeiros do mundo. Por isso, buscamos estudar as particularidades e necessidades dos nossos clientes, oferecendo soluções efetivas para os principais desafios e gargalos logísticos”, ressalta Ursula Schmitz, especialista comercial da Agência Marítima da Wilson Sons.

Plataforma para clientes abrange 40 portos, 110 terminais e 230 berços no Brasil

Para atender os clientes, a Agência Marítima possui uma plataforma exclusiva, chamada WS Connect, gerando um avanço significativo na gestão de dados e inteligência de mercado para grandes empresas globais. Antes mesmo de a embarcação chegar aos portos, o cliente já consegue acompanhar o status do seu navio em tempo real por meio da ferramenta on-line, bem como verificar documentos, fotos e vídeos da operação. Essa ferramenta estabelece uma rede abrangente de agentes e autoridades portuárias em 40 portos, 110 terminais e 230 berços em todo o Brasil, visando a proporcionar informações valiosas e análises de mercado.

Assim, o cliente consegue acessar o line-up (listagem da programação das operações dos navios) de todos os portos e analisar estatísticas com dados históricos não só para o segmento de fertilizantes, bem como para os de grãos e açúcar, entre outros. A plataforma possui coleta e atualização contínuas de dados, incluindo movimentações de navios, restrições portuárias e informações de mercado. Esses dados são utilizados para criar estatísticas e relatórios interativos, dinâmicos e personalizados, fornecendo análises e visão abrangentes das movimentações portuárias e das commodities.

“Todas as informações estão em um único lugar, ou seja, o WS Connect, também disponível pelo aplicativo no celular, reflete o compromisso da Wilson Sons com a excelência operacional e tecnológica, oferecendo análises para decisões estratégicas dos clientes. Além disso, o processo documental dos clientes é conduzido por um time especializado, de forma centralizada, visando a garantir processos mais eficientes e coesos, conforme as particularidades das diferentes localidades e de cada segmento”, destaca Tássia Lima, especialista comercial da Agência Marítima.

 

Sobre a Wilson Sons

A Wilson Sons é o maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, com mais de 186 anos de experiência. A companhia tem abrangência nacional e oferece soluções completas para mais de 5 mil clientes, incluindo armadores, importadores e exportadores, indústria de energia offshore, projetos de energia renovável, setor do agronegócio, além de outros participantes em diversos segmentos da economia. Saiba mais clicando aqui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Assessoria de Imprensa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário