Agricultores realizam protesto em Bruxelas contra políticas ambientais da UE
Por Kate Abnett e Bart Biesemans e Hicham Oulichki
BRUXELAS (Reuters) - Agricultores dirigiram centenas de tratores a Bruxelas nesta terça-feira para protestar contra as políticas ambientais da União Europeia, mas a ação foi rejeitada pelos principais grupos agrícolas do continente, que disseram que a manifestação não refletia as preocupações de seus membros.
Poucos dias antes da eleição para o Parlamento Europeu, de 6 a 9 de junho, agricultores de Holanda, Bélgica, Polônia e Alemanha viajaram para Bruxelas para protestar contra as políticas verdes da UE que, segundo os organizadores, prejudicam a competitividade dos agricultores europeus.
"Viemos da Polônia porque sabemos que a origem do nosso problema está em Bruxelas. Porque queremos mudar, mudar profundamente, o Acordo Verde", disse o agricultor Damian Murawiec à Reuters durante o protesto em Laeken, ao norte de Bruxelas.
Essa é a mais recente movimentação de uma onda de protestos de agricultores que já dura meses em toda a Europa, onde trabalhadores agrícolas têm denunciado os baixos preços dos alimentos, a regulamentação excessiva e os acordos de livre comércio que, segundo eles, os deixam lutando para competir com importações baratas.
O protesto foi organizado pelo grupo de lobby holandês Força de Defesa dos Agricultores e apoiado por grupos de direita e de extrema-direita. Com a polícia contando cerca de 500 tratores, o protesto foi menor do que manifestações anteriores de agricultores realizadas em Bruxelas neste ano.
"Queremos que a Europa acabe com o Acordo Verde porque ele não é realista", disse Bart Dickens, presidente da filial belga do grupo holandês.
A Força de Defesa dos Agricultores -- cuja secretária Sieta van Keimpema tem descrito as preocupações com as mudanças climáticas como "histéricas" -- disse que políticos do partido belga de extrema-direita Vlaams Belang e do grupo de direita Reformistas e Conservadores Europeus discursarão no protesto.
O maior lobby agrícola da Europa, Copa Cogeca, e a associação agrícola La Via Campesina, disseram à Reuters que seus membros não participarão da ação.
"Rejeitamos essa tentativa de pequenos grupos, que não têm propostas concretas para lidar com os problemas dos agricultores, de sequestrar as preocupações dos agricultores para promover seus próprios interesses partidários", disse um porta-voz da Via Campesina.
1 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC
Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP
Os agricultores europeus, estão corretos, quando afirmam que os ambientalistas são histéricos e xiitas ( ou fanáticos doutrinados )
Eu, e a maioria dos produtores, se preocupam em manter o meio ambiente saudável, no que diz respeito a questões racionais. Porém a maioria dos projetos ambientalistas, ou grandes obras bloqueadas, inviabilizam o agro, ou causam prejuizo. Portanto depois que a vaca foi pro brejo, não adianta chorar.
O grande problema do meio ambiente sao as policias ambientais, nao conhecem as leis ambientais e por causa dessa ignorancia dao inicio a processos criminais que custam dinheiro e tempo na justiça-- Estatisticas mostram que 95% dos processos sao travados-- A PESSOA INCRIMINADA DEVERIA PODER PROCESSAR POR DANOS MORAIS E MATERIAIS O AGENTE QUE DEU INICIO AO PROCESSO SEMPRE QUE A JUSTIÇA CONSIDERAR IMPROCEDENTES AS ACUSAÇÕES QUE DERAM INICIO AO PROCESSO
90% das pessoas que fazem limpeza de pasto sao multadas por dematamento-- O guarda que fez o Auto de Infração deveria ser processado e deveria pagar todas as despesas da justiça