Em pleno outono: Massa de ar quente e seco eleva as temperaturas e derruba umidade do ar
A atuação de uma massa de ar seco e quente está impedindo o avanço de chuvas para o interior do Brasil. Os modelos meteorológicos mostram que nos próximos dias a massa de ar seco vai ganhar ainda mais força, elevando as temperaturas e derrubando a umidade relativa do ar em áreas do Centro-Oeste e Sudeste.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para baixa umidade válido em São Paulo, Minas Gerais, extremo sul de Goiás e áreas do Mato Grosso. "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", afirma a publicação.
Segundo dados do modelo Cosmo, nesta quarta-feira (24), esses estados devem registrar as temperaturas mais altas, com destaque para São Paulo e Mato Grosso que podem ter máximas entre 36ºC e 38ºC.
O calor também estará presente no centro-norte do Paraná, com máximas entre 32ºC e 36ºC. Mato Grosso do Sul tem previsão de temperaturas de até 36ºC e áreas do Matopiba podem registrar máximas entre 30ºC e 34ºC.
Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias:
A atualização do modelo de previsão estendida para os próximos 15 dias, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), mostra que a temporada de seca já está de fato começando no Brasil.
No período entre 24 de abril e 2 de março, não há previsão de chuvas em toda faixa Central do país. A umidade ficará restrita ao Sul do Brasil, com acumulados entre 70mm e 100mm no Rio Grande do Sul. Há ainda previsão de chuva para Santa Catarina e extremo sul do Paraná, mas sem volumes significativos.
Entre os dias 2 e 10 de maio, o modelo mantém chuvas apenas para o Sul do país, com acumulados entre 90mm e 125mm no período. Além disso, a partir desta data, a chuva irregular passa a ficar mais escassa também em áreas do Nordeste e Norte do Brasil.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
0 comentário
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil