Números fechados pela Abiove confirmam recordes na soja em 2023

Publicado em 16/04/2024 10:45 e atualizado em 16/04/2024 11:23

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) atualizou as estatísticas mensais do complexo brasileiro da soja até fevereiro de 2024 e consolidou os números da safra 2023 no país.

De acordo com os dados da entidade, o complexo soja bateu todos os recordes da série histórica na safra passada (2023). A produção do grão ficou em 160,3 milhões/t e o esmagamento em 54,16 milhões/t. Já a produção do farelo totalizou 41,6 milhões/t e a do óleo 10,8 milhões/t.

Comércio Exterior

As exportações também apresentaram volumes inéditos no ano passado. As vendas para o exterior fecharam em: 101,86 milhões/t de soja em grão, 22,5 milhões/t de farelo e 2,3 milhões/t do óleo de soja. A receita consolidada com essas exportações foi de US$ 67,3 bilhões.

Safra 2024

As projeções da ABIOVE para o atual ciclo não sofreram alterações em relação ao último levantamento, sendo: 153,8 milhões/t para a produção de soja em grão e esmagamento de 54,5 milhões/t, 41,7 milhões/t para a produção do farelo e 11 milhões/t para a produção do óleo de soja.

Vale mencionar que o processamento da soja em fevereiro/24 foi de 3,53 milhões/t, aumento de 4,7% em relação a janeiro/24 e 7,7% maior do que o registrado em fevereiro do ano passado, quando ajustado pelo percentual amostral de 88,6%.

Os volumes de exportação também foram quase todos mantidos: 97,8 milhões/t de soja em grão e 21,6 milhões/t de farelo de soja. Somente a estimativa de venda para o exterior do óleo de soja que caiu de 1,45 milhão/t (último relatório) para 1,15 milhão/t (atual), devido a uma maior demanda pelo produto no mercado doméstico. A expectativa de receita proveniente das exportações do complexo soja em 2024 é de US$ 59,7 milhões.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ABIOVE

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • julio monken silva ponta grossa - PR

    Isso vamos vender baratinho ....

    1
    • Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP

      A narrativa da Abiove, assim como a do USDA, favorece os compradores. A maioria dos Analistas, baseados em dados técnicos, dizem o contrário. Agora os EUA, já estão tendo problemas climáticos com tornados, chuvas de granizo, La Nina, e com a demanda começando a se aquecer, a narrativa do USDA, vai cair em descrédito, pois ninguém vai fazer contrato de venda, nessas cotações aviltantes.

      0
    • CARLO MELONI sao paulo - SP

      Pois e',, uns dias atras ate' li um comentario sobre a velocidade de plantio da soja nos EUA,,, IMAGINEM PRESSAO DE PREÇO COM BASE NO PLANTIO ,,,

      0
    • Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP

      Se vendeu na cotação do balcão, acho que não conseguiu cobrir os custos dos insumos, manutenção, salários, e impostos, isso se não investiu em máquina nova. Tomara que os índios, MST, fiscal do IBAMA, e Trabalhista, não estejam rondando a fazenda dele, senão estará lascado.

      2
    • Elvio Zanini Sinop - MT

      Com O novo Govêrno ; Estamos Encurralados, no que se refere à Agricultura, ; Digo , que Nós Somos Concessionários M.Ferguson, qeui em Sinop-MT desde 1997; em toda a Região Norte do Estado., Não Concluiram e Rodovia até Meritituba, tudo ficou na Promessa, O custo de transporte Inviabiliza , todos os Negócios. Tudo parado. o fuuturo É Negro, mesmo

      2