Produção total de café em nível mundial foi estimada em 178 milhões de sacas para o ano-cafeeiro 2023-2024
A produção de café em nível mundial, que foi estimada para o ano-cafeeiro 2023-2024, deverá atingir um volume físico total equivalente a 178 milhões de sacas de 60kg. Desse volume, 102,2 milhões de sacas, que equivalem a 57,4% do total, estão previstas para os cafés da espécie Coffea arabica (arábica); e, em complemento, tal estimativa prevê para os cafés da espécie Coffea canephora (robusta+conilon) uma safra correspondente a 75,8 milhões de sacas, as quais representarão, se confirmada, 42,6% da produção global a ser colhida.
Caso este desempenho da safra global seja confirmado, a oferta de café crescerá em torno de 5,8% em relação ao ano-cafeeiro anterior. E, ainda, neste mesmo contexto da cafeicultura mundial, vale registrar que o consumo esperado foi estimado em um volume total equivalente a 177 milhões de sacas de 60kg. Caso esse consumo também se confirme, tal performance representará um superávit global de aproximadamente 1 milhão de sacas no ano-cafeeiro em foco, a despeito de o consumo representar um ligeiro acréscimo de 2,2% em relação ao mesmo período anterior.
Antes de prosseguir com mais apontamentos, dados e números destas análises da performance da cafeicultura global, com destaque principal para o desempenho do ano-cafeeiro ainda em curso, convém esclarecer que tal estudo e divulgação tem como base e fonte principal de consulta o Relatório sobre o mercado de Café – Fevereiro 2024, da Organização Internacional do Café - OIC, o qual está disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, que é coordenado pela Embrapa Café.
0 comentário
Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)