Preço do leite pago ao produtor sobe no pagamento de fevereiro devido a menor captação em janeiro
Preço do leite pago ao produtor sobe no pagamento de fevereiro devido a menor captação em janeiro
O pagamento do leite ao produtor realizado em fevereiro referente ao produto captado em janeiro, teve alta, sendo a terceira consecutiva. Conforme dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a elevação foi de 4,5% em comparação com o pagamento anterior, chegando ao valor médio de R$ 2,13 por litro.
De acordo com Glauco Rodrigues Carvalho, economista da Embrapa Gado de Leite, este é um movimento atípico, ligado à diminuição da captação, que por sua vez é motivada pelo desestímulo do produtor em investir na atividade. Esta situação foi desencadeada pela crise no setor leiteiro ainda em 2022, quando os custos de produção tiveram elevação, os preços do leite subiram, inclusive ao consumidor, e na sequência, em 2023, houve uma enxurrada de entrada de leite importado no país, derrubando os preços internos.
No mês de janeiro, em comparação com dezembro de 2023, houve um recuo de 1,85% na captação de leite, segundo levantamento do Cepea. Entre novembro do ano passado a janeiro deste ano, a captação do produto cedeu 4,1%, o que corrobora com um cenário de continuidade nas altas de preço.
Carvalho pontua que as altas devem continuar, sobretudo, porque o período de entressafra logo deve começar, diminuindo naturalmente a produção.
0 comentário
Sindilat: Setor lácteo trabalha por retomada da produção em 2025
Embrapa Gado de Leite: 2024 foi positivo para o setor lácteo brasileiro, após os desafios enfrentados em 2023
Leite/Cepea: Depois de subir ao longo de 2024, preço ao produtor deve encerrar ano em queda
Embrapa Gado de Leite: Custo de produção de leite cresce pelo sétimo mês seguido
Gadolando projeta avanços no setor em 2025 com entrada de lei em vigor
Sindilat apoia investigação de dumping no leite