Organização Avícola do RS (Asgav/Sipargs) e Órgãos Oficiais avaliam ano de entrada da Influenza Aviária no Brasil.
A Organização Avícola do Rio Grande do Sul (Asgav/Sipargs) nesta segunda-feira (18/12) foi proponente de uma reunião de final de ano a fim de debater a situação da IAAP no ano de 2023 e medidas de prevenção e manutenção do alerta para o ano de 2024. A reunião ocorreu na sede da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e contou com a participação de representantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da SFA/RS MAPA, da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (FUNDESA/RS), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), dirigentes, produtores e técnicos de empresas associadas Asgav.
Na abertura da reunião, o presidente executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, relembrou ações desenvolvidas ao longo do ano por parte da entidade, indústrias, produtores e do Serviço Veterinário Oficial. Salientou o importante papel dos servidores do MAPA e SEAPI os quais realizaram trabalho árduo de mobilização, orientação e ações para impedir o espalhamento da doença para produções comerciais. Ainda em sua apresentação, o presidente executivo destacou que todo o setor deve seguir mobilizado e em estado de alerta para Influenza Aviária de Alta Patogenicidade. “Diante do êxito alcançado neste primeiro ano o qual enfrentamos a circulação do vírus da IAAP em território brasileiro sem atingir a avicultura comercial, em 2024 precisamos que todos os envolvidos com a cadeia produtiva continuem vigilantes e comprometidos com as medidas de biossegurança”, reitera José Eduardo dos Santos.
Na sequência, Dra. Taís Oltramari Barnasque, Auditora Fiscal Federal Agropecuária do MAPA, Responsável e Coordenadora Institucional do Programa Nacional de Sanidade Avícola na Superintendência Federal de Agricultura no RS e Dra. Ananda Kowalski, Coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola PESA/SEAPI – RS, em conjunto abordaram todo o histórico da IAAP no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul. Ainda, destacaram todas as ações de vigilâncias desenvolvidas no ano de 2023. "A Influenza Aviária é um grande desafio que requer um trabalho alinhado e conjunto para impedir que atinja a produção comercial", destacou Dra. Taís Barnasque.
“Tivemos um ano com muitos desafios mas utilizamos diversos recursos e mobilização dos servidores para atuarmos com máxima atenção e responsabilidade no foco detectado e nas dezenas de suspeitas que são encaminhadas ao Serviço Oficial”, complementa Dra. Ananda Kowalski coordenadora do PESA - Programa Estadual de Sanidade Avícola.
O Secretário da Agricultura, Sr. Giovani Feltes, e o Superintendente do MAPA/RS, Dr. José Cleber de Souza destacaram a importância de reuniões estratégicas de enfrentamento e prevenção à Influenza Aviária. Dr. Luiz Alberto Pitta (FARSUL) e o Sr. Anderson Herbert, representante da empresa Naturovos, parabenizaram a competência técnica das ações desenvolvidas ao longo do ano por parte do Serviço Veterinário Oficial e da ASGAV por atuar efetivamente com os órgãos oficiais e propor a reunião realizada neste dia, o que demonstra o alinhamento entre setor produtivo e demais entidades parceiras no combate a enfermidade.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina