3tentos e Caramuru fecham acordo para joint venture de logística no Arco Norte

Publicado em 18/12/2023 08:43 e atualizado em 18/12/2023 09:35

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A 3tentos e a Caramuru fecharam um acordo para criar uma joint venture de logística com o objetivo de facilitar o armazenamento de grãos e os embarques no norte do Brasil, informaram as empresas nesta segunda-feira.

O empreendimento ajudará a melhorar a infraestrutura no Arco Norte, disseram as empresas, onde estão localizados alguns portos amazônicos importantes para a exportação de produtos como soja, farelo de soja e milho.

A Caramuru e a 3tentos investirão até 2028 um total de 400 milhões de reais no projeto, que terá sua sede próxima ao porto de Miritituba, no Pará, e incluirá instalações para armazenamento de grãos e carregamento de barcaças.

A joint venture será capaz de movimentar 2 milhões de toneladas de grãos e farelo por ano quando as operações começarem em 2026, disseram as empresas, mas a capacidade deverá mais do que dobrar para 5 milhões de toneladas até 2028.

O CEO da 3tentos, Luiz Dumoncel, disse em comunicado que o empreendimento proporcionaria à empresa ganhos de eficiência, tornando o Arco Norte uma região-chave para seus embarques de grãos e farelo.

O CEO da Caramuru, Julio Cesar da Costa, por sua vez, observou que a mudança seria um impulso para as exportações de produtos de valor agregado da empresa, incluindo concentrados de proteína de soja que envia para a Europa.

O acordo ainda precisa da aprovação do órgão regulador antitruste do Brasil, acrescentaram as empresas.

(Reportagem de Gabriel Araujo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário