CCJ aprova proposta que coloca a segurança alimentar como direito fundamental
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (22), por unanimidade, o relatório da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 17/2023, que inclui a segurança alimentar e nutricional como parte integrante do direito social à alimentação. A PEC segue agora para discussão no Plenário.
“O principal destaque da PEC é garantir a todos, em todas as situações, o acesso regular e permanente a alimentos suficientes e seguros. Esses alimentos não devem ser apenas saudáveis, mas também sustentáveis em aspectos culturais, sociais, econômicos e ambientais,” disse a senadora.
Um dos protagonistas por trás da proposta foi o senador Alan Rick (União-AC), cuja assinatura foi a primeira na proposta. Rick esclareceu a distinção entre alimentação e segurança alimentar, argumentando que o acesso à comida é apenas uma parte do conceito mais amplo.
“O exemplo na merenda escolar ilustra a diferença: oferecer um pacote de bolachas e um copo de café com leite é alimentação, porém, não garante segurança alimentar. Da mesma forma, em hospitais públicos, fornecer apenas um caldo não é nutrição adequada para a recuperação do paciente”, explicou o senador.
Alan Rick ressaltou a adoção desse conceito pela Organização das Nações Unidas (ONU) e por vários países, enfatizando a necessidade de expandir o entendimento do direito à alimentação para abarcar não apenas a disponibilidade de alimentos, mas também sua qualidade e sustentabilidade.
0 comentário
CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos