Ministro Fávaro destaca o fortalecimento e as oportunidades comerciais entre Brasil e Índia durante Seminário Internacional em Nova Délhi

Publicado em 02/11/2023 08:47

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou nesta quinta-feira (02) da abertura do Seminário Internacional - Perspectivas e o Futuro da Índia e Brasil, em Nova Délhi, na Índia. Em seu discurso, Fávaro destacou o empenho do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na retomada das relações diplomáticas brasileiras e apontou o evento como uma oportunidade para promover parcerias entre o Brasil e a Índia e explorar as possibilidades de cooperação entre os empresários brasileiros e indianos no setor do agronegócio.

“A prioridade do governo do presidente Lula é o fortalecimento dos laços fraternais para que possamos ampliar as relações comerciais. Por isso, espero aqui que as nossas relações Brasil e Índia sejam cada vez mais prósperas e de amizade. Essa visita à Índia simboliza um marco nessa parceria e na aproximação com os indianos e tenho certeza que esse seminário vai estreitar ainda mais os nossos laços de oportunidades”, destacou Fávaro.

Aos empresários, Fávaro destacou como pauta importante do governo brasileiro o crescimento da produção de alimentos, mas sempre voltadas ao respeito ao meio ambiente, com boas práticas de sustentabilidade que seja ambiental e social e também a produção de energia renovável com a modernização das matrizes energéticas.

“Estamos aqui para trazer as nossas potencialidades e também ampliar as potencialidades indianas para o Brasil. É assim que uma boa relação comercial deve acontecer”, disse.

O ministro ainda enfatizou a relevância da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária que com tecnologia) no desenvolvimento da agropecuária brasileira para que hoje o Brasil seja o grande produtor de alimentos do mundo.

“Por meio da pesquisa que desenvolveu tecnologia para produzir alimentos com eficiência, o Brasil deixou de ser importador de alimentos e se transformou em grande produtor de alimentos”, ressaltou Fávaro.

O Seminário Internacional - Perspectivas e o Futuro da Índia e Brasil reuniu cerca de 200 participantes, sendo 60 empresários indianos e representantes de 18 entidades do agronegócio brasileiro. O evento foi realizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Desde o início do ano, o Brasil conquistou 55 novos mercados para os produtos agropecuários. As aberturas reforçam o reconhecimento dos players internacionais pela qualidade e elevados controles sanitários e fitossanitários estabelecidos pelos exportadores brasileiros.

As mais recentes aberturas são: Marrocos (alimentos para animais de companhia - petfood); México (sêmem equino); Vanuatu (produtos cárneos termoprocessados de aves); Argélia (carne de frango); e Chile (mamão fresco "carica papaya").

O ministro Fávaro e a equipe técnica do Mapa estão em missão oficial no sudeste asiático para uma série de agendas bilaterais e de promoção do agronegócio brasileiro.

Com uma população de aproximadamente de 1,3 bilhões de pessoas, a Índia é a sexta economia mundial que cresce num ritmo acelerado. O país tem o segundo PIB agrícola mundial, com destaque na produção de arroz, trigo e açúcar.

Memorandos de Entendimento

Durante o evento foram assinados memorandos de entendimentos (MoU) entre instituições dos dois países que visam ampliar a cooperação e fomentar o desenvolvimento do comércio internacional entre Brasil e Índia.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e a Solvent Extractor´s Association of India (SEA), assinaram o MoU destinado a promover a cooperação mútua no setor de óleos vegetais em ambos os países, visando a ampliação do comércio bilateral.

Outro acordo celebrado foi entre a Amireia Pajoara e a Ananda Dairy para a comercialização e produção de insumos para alimentação animal na Índia.

Participaram do evento o ministro da Pecuária, Pesca e Lácteos da Índia, Parshottam Rupala; o embaixador do Brasil na Índia, Kenneth da Nóbrega; o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa; o adido agrícola em Nova Délhi, Angelo de Queiroz; o diretor de Promoção Comercial e Investimentos, Marcel Moreira Pinto; o coordenador-geral de Promoção Comercial da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, Dalci de Jesus Bagolin; o auditor fiscal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Allan Alvarenga; o secretário de Promoção Comercial, Ciência e Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Laudemar Neto; e o chefe da Divisão de Promoção da Agricultura do Ministério das Relações Exteriores, Bruno Leite.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário