Petróleo cai mais de 3% com menos temores de que guerra no Oriente Médio afete oferta
Por Erwin Seba
HOUSTON (Reuters) - O petróleo caiu mais de 3% nesta segunda-feira, enquanto diminuíam os temores de que a guerra entre Israel e o Hamas pudesse interromper o fornecimento da região e à medida que os investidores se tornavam cautelosos antes de reunião desta semana do Federal Reserve dos Estados Unidos.
Os futuros do petróleo Brent fecharam a 87,45 dólares por barril, queda de 3,03 dólares, ou 3,35%, enquanto o petróleo West Texas Intermediate dos EUA encerrou a 82,31 dólares por barril, queda de 3,23 dólares, ou 3,78%.
"A principal característica aqui tem sido a reação do mercado aos acontecimentos entre Israel e o Hamas", disse Jim Ritterbusch, presidente da Ritterbusch & Associates.
"Fatores macroeconômicos poderão surgir facilmente ainda esta semana, quando veremos se o Fed tem algo a dizer."
O petróleo bruto subiu 3% na sexta-feira, depois que Israel intensificou as incursões terrestres em Gaza, alimentando preocupações de que o conflito possa se expandir em uma região que responde por um terço da produção global de petróleo. No entanto, essa preocupação estava diminuindo nesta segunda-feira, disseram analistas.
"O prêmio de guerra saiu do mercado", disse Phil Flynn, analista do Price Futures Group. "É uma situação em que durante o fim de semana a guerra pareceu se intensificar, mas parece não haver interrupção no fornecimento."
Tropas e tanques israelenses atacaram a principal cidade do norte de Gaza pelo leste e pelo oeste nesta segunda-feira, três dias depois de iniciar as operações terrestres no enclave palestino.
Os investidores também estão focados no resultado da reunião de quarta-feira do Federal Reserve, bem como no que os lucros de gigantes da tecnologia como a Apple podem indicar sobre as perspectivas de desaceleração econômica.
É amplamente esperado que o Fed mantenha as taxas de juros inalteradas, enquanto os bancos centrais britânico e japonês também deverão rever as suas políticas monetárias esta semana.
(Reportagem adicional de Alex Lawler Natalie Grover, Mohi Narayan e Florence Tan)
0 comentário
Balança comercial do agro paulista tem saldo positivo de US$ 2,78 bilhões em outubro
Bom dia Agro 28/11/24 - Aprovação da lei dos bioinsumos, tensões entre França e BR, pronunciamento de Haddad e mercado da soja
Dólar dispara e se aproxima dos R$ 6,00 com reação do mercado a pacote fiscal e reforma do IR
CNA diz que projeto de lei de bioinsumos dá segurança jurídica aos produtores
Brasil vai ao Egito buscar espaço no mercado halal local
Com feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA, bolsas não operam nesta 5ª feira