Falta de chuva atrasa o plantio de soja em áreas da C.Vale no PR, MT e MS e preocupa produtores com plantio do milho segunda safra
Falta de chuva atrasa o plantio de soja em áreas da C.Vale no PR, MT e MS e preocupa produtores com plantio do milho segunda safra
A falta de chuvas em algumas áreas de abrangência da Cooperativa C.Vale está atrasando o plantio da soja e traz a preocupação da postergação da janela ideal do milho segunda safra. As informações são do gerente técnico da C.Vale, Carlos Konig.
De acordo com ele, no Paraná, a região oeste pode ser dividida em duas áreas. Uma delas, segundo o especialista, está bastante adiantada, com 90% das áreas semeadas, na região de Toledo, Marechal Cândido Rondon, Palotina, Maripá e Nova Santa Rosa.
Já na área de Francisco Alves, Paulistânia, Alto Piquiri, se o clima estivesse dentro da normalidade, o plantio já estaria quase terminando. Entretanto, Konig aponta que cerca de 45% do plantio foi realizado.
No Mato Grosso, as áreas da C. Vale estão com atraso, tendo sido semeadas apenas 14% das terras dedicadas à soja. Konig afirma que há previsão para a próxima semana de chuva entre 15mm a 50mm, e que onde chover 15mm, devido ao solo seco e altas temperaturas, ainda assim será difícil plantar.
Nas áreas da Cooperativa no Mato Grosso do Sul, entre 4% a 5% das áreas de soja foram semeadas, e este atraso, além de gerar preocupação com a janela do milho segunda safra, ainda pode expor este milho a geadas.
0 comentário
Soja 2024/25: Colheita brasileira chega a 0,23% da área, informa Pátria Agronegócios
Soja dispara em Chicago com USDA altista nesta 6ª, mas mercado é ainda mais complexo, explica consultor
Itaú BBA projeta aumento nas exportações de soja para 105 milhões de toneladas em 2024/25
Atrasada, colheita de soja de MT atinge apenas 0,70% da área, diz Imea
Aprosoja MT reforça que acredita na justiça com julgamento da lei da Moratória da Soja
Safra de soja tem potencial reduzido em MS, PR e RS, mas ainda é recorde no Brasil