MP dos fundos exclusivos e PL das "offshores" podem ser votados juntos na próxima semana, diz Haddad

Publicado em 28/09/2023 11:12 e atualizado em 28/09/2023 12:02

Logotipo Reuters

(Reuters) - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira que a medida provisória que taxa fundos exclusivos e o projeto de lei que taxa "offshores" podem ser votados conjuntamente na Câmara dos Deputados já na próxima semana.

Falando a repórteres, em Brasília, Haddad ainda afirmou que a aprovação das medidas pode ajudar a economia brasileira a ter um desempenho "bom" no quarto trimestre deste ano e "fechar as contas ainda melhor".

"Eu vou ver isso agora, mas é possível que sim. Existe uma chance de as duas medidas serem apreciadas conjuntamente, até porque são temas afins", disse Haddad.

As duas medidas fazem parte dos esforços do governos para aumentar a arrecadação em busca de compensar ações que elevaram os gastos, como o aumento do salário mínimo e a correção da tabela do Imposto de Renda, e cumprir a meta de zerar o déficit primário em 2024.

O ministro destacou que a Fazenda já estima que a economia brasileira deve crescer "um pouquinho acima de 3%" neste ano, após o país obter uma série de resultados positivos e acima do esperado nos últimos meses, o que já fez agências atualizarem suas projeções.

Ele também apontou que o governo e o Legislativo precisam agir agora para proteger o país do cenário externo, impactado pelas altas nos preços do petróleo e preocupações com o setor imobiliário da China.

"Temos que aproveitar este mês para reagir ao ambiente externo. O ambiente externo sofreu uma deterioração nos últimos 60 dias", disse Haddad. "Nós não vamos resolver o problemas dos outros, mas se nós resolvermos os nossos, nós blindamos a economia brasileira", acrescentou.

(Por Fernando Cardoso, em São Paulo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário